10 tendências temperadas para o marketing em 2025

Podemos dizer que, praticamente, 2024 já terminou. E, para quem quer estar sempre à frente, entender quais serão as tendências para o marketing e a comunicação para o próximo anos, é essencial. A Kantar trouxe sua nova edição do estudo “Marketing Trends”, que destaca os pontos que devem chamar a atenção das marcas em 2025. Esse levantamento foi elaborado com base em diversas pesquisas feitas ao longo do ano. Pegue um café, acomode-se na cadeira e acompanhe as 10 tendências mais temperadas para o marketing em 2025.

1. Segurança e IA generativa no radar

À medida que a inteligência artificial generativa avança, a transparência e a segurança em seu uso tornam-se questões centrais. No Brasil, por exemplo, 31% das pessoas já se dizem desconfortáveis com anúncios gerados por IA. E essa preocupação não é à toa: consumidores cada vez mais esperam interações autênticas e seguras com as marcas. Para as marcas, o desafio será garantir a confiabilidade dos dados e a transparência nas estratégias, o que exige uma revisão cuidadosa de como a IA está sendo aplicada e dos dados que ela manipula. Esse movimento não é apenas uma medida de segurança, mas também de confiança com o público.

2. Sustentabilidade como tarefa do marketing

A sustentabilidade deixou de ser um adendo para se tornar parte integrante da estratégia das marcas. A Kantar aponta que as iniciativas sustentáveis, no marketing, adicionaram mais de R$ 1,1 trilhão em valor às 100 maiores marcas globais. Esse dado demonstra o quanto o mercado valoriza marcas com ações sólidas de sustentabilidade. Para quem está na linha de frente do marketing, isso significa que as práticas sustentáveis precisam ser autênticas e consistentes, tornando-se parte da narrativa da marca, seja nos produtos oferecidos, seja nos serviços prestados.

3. Inclusão como fermento de crescimento

Para muitos consumidores, especialmente no Brasil, as empresas têm um papel crucial na construção de uma sociedade mais justa. A Kantar indica que a falta de aposta em inclusão representa uma perda de até R$ 1,9 trilhão para as marcas. Isso inclui diálogo com comunidades LGBTQIAP+, mulheres, pessoas com deficiência, negras e pardas. Em 2025, as marcas precisarão intensificar suas ações inclusivas, não só por questões éticas, mas porque a inclusão é um impulsionador direto de valor para o negócio.

4. Redes sociais: hora de inovar e reconquistar

Depois de anos de crescimento acelerado, as redes sociais precisam se reinventar. A Kantar destaca que o engajamento, mais do que volume de interações, será o foco para 2025. Para as marcas, isso significa que anúncios devem ser criativos e altamente personalizados para capturar a atenção dos usuários de forma genuína. Plataformas como Instagram e TikTok, por exemplo, já vêm incentivando novos formatos, mas as marcas precisarão também investir em conteúdos que realmente dialoguem com o público.

5. Impacto da desaceleração populacional

A queda nas taxas de natalidade e as mudanças demográficas globais desafiam as marcas a se adaptarem a um mercado em que o crescimento populacional está em desaceleração. O desafio é claro: menos consumidores jovens e mais pessoas em faixas etárias mais altas significam novos padrões de consumo. Com isso, as empresas precisarão ajustar suas estratégias, buscando entender melhor os arranjos familiares e o comportamento de consumo de um público mais maduro, além de explorar as mudanças nas prioridades e interesses desse segmento.

6. A complexidade dos formatos de vídeo

Com cada vez mais formatos de vídeo e uma variedade de plataformas, o trabalho de comunicação das marcas se torna mais complexo. Saber onde alocar investimentos em vídeo será fundamental para maximizar resultados. Plataformas diferentes pedem tipos específicos de conteúdo — um vídeo que funciona no YouTube, por exemplo, pode não ter o mesmo efeito no TikTok. As marcas precisarão, então, avaliar cuidadosamente o público e o contexto de cada plataforma para fazer escolhas estratégicas de alocação de recursos.

7. O poder das comunidades de criadores

Os criadores de conteúdo ganharam força como canais autênticos de comunicação. Em 2025, as marcas que desejam engajamento significativo deverão alinhar seu conteúdo ao dos criadores que já dominam o estilo e a linguagem das comunidades que elas querem alcançar. Saber colaborar com esses influenciadores será um diferencial competitivo, pois eles agregam um tipo de engajamento que as marcas dificilmente conseguem sozinhas. Trata-se de uma estratégia que traz autenticidade e aproximação com o público.

8. Ampliando as fronteiras da inovação

Inovar não significa apenas lançar um novo produto. Muitas vezes, pequenas adaptações na forma de entrega ou no uso de uma tecnologia podem ser um grande diferencial. A Kantar indica que as marcas que encontrarem novas formas de impactar seus públicos — seja por meio de novas categorias de produtos, seja com serviços diferenciados — terão mais chance de crescimento. A inovação, portanto, deve ser vista como uma constante adaptação e experimentação.

9. O potencial do live commerce

O sucesso do live commerce na China é uma amostra do potencial de crescimento das vendas ao vivo em outros países. Em 2025, as transmissões ao vivo, que combinam entretenimento com vendas, deverão crescer como estratégia para atrair e converter consumidores em tempo real. Qualquer setor pode se beneficiar dessa combinação de experiência e venda, e marcas que investirem nesse formato terão uma vantagem competitiva.

10. Evolução do retail media

O retail media, que possibilita criar anúncios altamente segmentados com base em dados de varejistas, está mudando a maneira como as marcas interagem com os consumidores. Em 2025, essa tendência permitirá que as marcas aprimorem a precisão das campanhas e otimizem seus investimentos, alcançando um público mais específico e com mensagens direcionadas. A capacidade de conectar dados de varejo com estratégias de mídia tornará o retail media uma das áreas mais promissoras.

Essas tendências destacadas pela Kantar representam áreas-chave para as marcas em 2025. Saber como temperar essas mudanças significa não apenas acompanhar o mercado, mas construir uma presença de marca forte e alinhada às expectativas de um público cada vez mais atento e exigente.

Até a próxima semana.

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