Caro leitor do JVN, é com prazer que inicio com você essa conversa sobre Conexão corpo – mente – trabalho. Eu sou a Dra. Suellen Moises, fisioterapeuta e sei que TEMPO é uma questão muito importante para você que está lendo esse jornal no intervalo do trabalho, no celular, ou entre uma reunião e outra.
Vamos direto ao ponto: você está dando aquela ajeitada no pescoço? Alongando de um lado para o outro e alguns de vocês até conseguem estralar o pescoço? Passa as mãos pelos ombros e aperta aquele ponto dolorido ali entre o pescoço e os ombros? E aquela famosa levantada da cadeira, levando as mãos na região lombar alongando-a tentando se livrar de um incomodo ou uma dor insistente.
Você tem escutado seu corpo? Ou está ignorando esses sinais pois “agora não tem tempo de parar?”.
A verdade é que o corpo fala. E quando ele começa a gritar, muitas vezes já é tarde demais.
Na fisioterapia, nós não cuidamos apenas de reabilitação. Trabalhamos também com prevenção – principalmente no ambiente corporativo, onde o estresse, a má postura e as horas prolongadas de trabalho impactam diretamente na produtividade, na saúde e na qualidade de vida.
Na maioria das vezes, os trabalhadores – seja qual for o nível dentro de uma empresa – só procuram ajuda quando estão em crises severas de dor, com necessidade de afastamento do trabalho e queda no desempenho e, claro, na qualidade de vida.
A boa notícia: isso pode ser evitado!
E aqui vou trazer para vocês as atitudes que podem mudar esse padrão. Desde exercícios e dicas que podem auxiliar no seu dia a dia até ajustes nas estações de trabalho. Tudo isso com embasamento cientifico e dentro da possibilidade de cada um executar.
E para isso preciso saber: o que mais incomoda você hoje? Qual o primeiro assunto que você quer ler aqui? Para essa conversa fluir, preciso saber pelo que você, leitor do JVN, está passando e quais sua dúvidas e sugestões de assuntos para a minha coluna.
Diariamente, recebo pessoas em meu consultório com dores lombares e cervicais. São, em sua maioria, pessoas que passam muitas horas sentadas em frente ao computador esquecendo, inclusive, de tomar água. Sempre peço para que usem o alarme do celular ou mesmo um aplicativo que as lembrem de beber água, mas não a da garrafinha que fica na sua mesa – levante-se vá até o filtro e tome um ou dois copos. Aproveite o momento para se hidratar e também para alongar um pouco.
Você, empreendedor que está no momento “eupresa”, lembre-se de cuidar da sua saúde.
Como dizem: quando você tem saúde você tem vários problemas; mas quando você tem problema de saúde, você tem apenas um problema.
Cuide-se, hidrate-se e conte comigo!

Suellen Moisés é fisioterapeuta com especialização em Fisioterapia Forense pelo Supremus (Prof. Douglas Garcia). Atualmente, em formação contínua na Escuela de Osteopatía de Madrid, tem ampliado seus conhecimentos em terapias manuais e integrativas. Casada, mãe de dois filhos, atua com dedicação e comprometimento na promoção da saúde e na produção de documentos técnicos voltados à área pericial e clínica.