Olá, pessoa. Tudo bem?
Você já deve ter ouvido a expressão popular “não coloque todos os ovos na mesma cesta”, afinal, se ela cair, todos podem se quebrar. E isso vale para a comunicação mercadológica, para a construção de uma marca.
Há aproximadamente três semanas eu participei de um encontro com empresários promovido pelo Atibaia e Região Convention & Visitors Bureau, em que um dos temas discutidos foi a utilização das redes sociais para as suas empresas. Durante a discussão, apresentações e dúvidas sobre o uso desse meio de comunicação, convidei os presentes a pensarem sobre como as suas marcas não devem depender de apenas um meio de comunicação. E eu te convido a pensar sobre isso também.
Muitas empresas têm direcionado os seus investimentos para o Facebook, Instagram, Linkedin ou qualquer outra rede. O que não está errado. Afinal, segundo um levantamento realizado pela Hootsuite e WeAreSocial, o Brasil é o 3º país que mais consome redes sociais no mundo, atrás apenas das Filipinas e Colômbia. O brasileiro fica, em média, 3h42 por dia conectado às redes sociais. Sendo que as principais plataformas utilizadas são Whatsapp, Youtube e Instagram.
O errado, neste caso, é investir apenas em um desses meios, por vários motivos: o consumo de mídia é pulverizado, ou seja, as pessoas não estão apenas em um “local”, mas em vários ao mesmo tempo, sendo que ficam mais tempo onde ela possui mais relacionamentos. A sua marca concorre com dancinhas e memes e a sua marca não é proprietária do espaço – sendo que ainda pode chegar um bilionário a qualquer momento, comprar a plataforma e encerrar as suas atividades; entre diversos outros fatores.
De acordo com o estudo “Jornada de Compra do Consumidor Omnichannel”, realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, em parceria com a Qualibest, antes de fazer uma compra, o brasileiro faz buscas e comparativos, sendo que 41% são realizados em plataformas de busca como Google e Yahoo!, 17% em marketplaces como Amazon ou Magazine Luiza e apenas 15% usam as redes sociais para esse fim.
Por esses motivos, ao pensar em construir uma marca, atrair apaixonados, conquistar clientes ou manter um relacionamento, leve em consideração o uso de múltiplos meios de comunicação para conversar com o seu público, mesmo que seja apenas no digital. Utilize o seu site, publique em portais de notícias, pense no e-mail marketing e, também, use as redes sociais. Quanto mais espaços a sua mensagem for distribuída, maiores são as possibilidades de impactar o seu consumidor. Além do digital, avalie a utilização dos meios de comunicação como rádio, TV, jornal, cinema, panfleto, entre outras milhares de possibilidades.
O uso de meios de comunicação off-line ainda continua sendo importante. Vejamos o caso da TV, que muitos consideram ultrapassado. O Kantar Ibope Media fez um levantamento inédito sobre o consumo de vídeo por brasileiros. De acordo com o estudo, 21% dos entrevistados dedicam o seu tempo para assistir vídeo on demand, ou seja, pela internet. Sendo que a principal plataforma é o Youtube, seguido por Netflix e Globoplay. Os outros 79% estão ligados à TV, seja aberta ou por assinatura.
Em resumo: não é errado usar as redes sociais para a promoção da sua marca, da sua empresa e dos seus produtos. Mas tome muito cuidado em depositar todas as suas esperanças apenas em uma cesta.
Agora, eu quero saber: este artigo ajudou você a repensar as suas estratégias de marketing? Até a próxima, pessoa.
Um apaixonado por contar histórias e dar tempero para as marcas das empresas que atende. Graduado em Publicidade e Propaganda pela FAAT, com pós-graduação em Marketing e Comunicação e especialização em Criação Publicitária e Planejamento de Campanha, ambas pela Universidade Anhembi Morumbi. São mais de 15 anos de experiência em comunicação.
Sócio da agência de Publicidade Mokeka e CEO do grupo Creati.