Hoje apresento para vocês uma pequena amostra do Observatório de Turismo e Eventos da cidade de São Paulo.

Quero propor uma reflexão do poder que o turismo de eventos e corporativo exercem em um destino, claro que não desvalorizando os outros tipos do segmento. Todos são importantes e compõe um destino ou melhor se complementam.  O desafio dos gestores da área é operacionalizar essa integração, aumentar o número turistas e sua permanência no destino.

Segue abaixo alguns gráficos:

Faturamento mensal
Taxa de Ocupação da Hotelaria
Empregos Formais

Site: https://observatoriodeturismo.com.br/

Com estes 03 gráficos já entendemos um pouco o que acontece no setor na cidade de São Paulo.

A amostra já reforça a estabilidade do setor, geração de empregos, taxa de ocupação hoteleira e o faturamento, são os principais indícios da potência do setor e como podemos observar a constância apesar da instabilidade do mercado.

Porém, nada é por acaso, um árduo trabalho vem sendo realizado por vários atores e muitas mãos. Empresários, governança, associações e entidades, e o mais importante unidos com o mesmo propósito, se dedicam a construção de bases solidas para desenvolver o setor.

Sempre falo isso por aqui, e quando se tem um exemplo atual é muito mais fácil esse entendimento e até mesmo a visualização das possibilidades.

O trabalho com os novos e necessários modelos de negócio estão sendo utilizados, como: Destino Inteligente, a implantação de ESG, a valorização da cultura local (através da gastronomia, patrimônio histórico e artesanato), a economia criativa e colaborativa. Tudo isso faz o setor amadurecer e se preparar para os novos turistas.

A disputa por grandes eventos é enorme, várias capitais participam desta concorrência, que não é fácil, mas é digna e necessária. Tudo é levado em consideração: quantidade de hospedagem disponível, segurança, mobilidade, atendimento de saúde, infraestrutura turística, tantos outros fatores, e claro o local adequado.   

Turismo no Brasil

  • R$ 108 bilhões no primeiro semestre de 2025
  • 7,1 milhões de turistas estrangeiros até setembro (ultrapassando 6,7 milhões ano todo de 2024)
  • 45% de aumento referente ao mesmo período de 2024
  • 570.934 o mês de setembro foi o que mais recebeu turistas estrangeiros em 2025
  • 6% é o número do crescimento do setor neste ano, sendo 15 meses seguido de alta.

Fonte: IBGE

Este é apenas uma fotografia atual no setor, tanto nosso país, estado e municípios devem se apropriar deste entendimento o mais rápido possível e assim abraçar essa demanda que está num crescente apesar de todas as dificuldades encontradas.

Bora turistar e transformar nosso país numa potência turística!!

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *