Por: Luany Moraes e Gianmarco Bisaglia (Foto: Mater Dei)
Na matéria de estreia da série “Fortes – Cooperação em Alta”, nossos correspondentes Luany Moraes e Gianmarco Bisaglia dão visibilidade à atuação da ONG Mater Dei, que celebra 25 anos transformando vidas e fortalecendo políticas públicas em Atibaia por meio de projetos que unem responsabilidade socioambiental e os princípios ESG
A série “Fortes – Cooperação em Alta”, que estreia hoje, pretende dar visibilidade a ações e projetos relevantes no campo da responsabilidade socioambiental, e em iniciativas que demonstram compromisso com os princípios ESG.
O engajamento efetivo entre governos, setor produtivo, sociedade civil organizada, agências de fomento e universidades é uma costura complexa, que confronta diferentes visões, prioridades e metodologias. No entanto, quando bem conduzido, esse diálogo assegura consistência e legitimidade aos projetos e programas de interesse público.
E vamos começar contando uma história próxima, a ONG Mater Dei tem a alegria de celebrar este mês o seu 25º aniversário, poucas organizações sociais chegam a esta longevidade, pois quem conhece o terceiro setor sabe da dificuldade diária de trabalhar soluções para problemas que muitas vezes nem a sociedade nem o Estado tem interesse em resolver. Acolhendo e atendendo pessoas que estão à margem da sociedade, defendendo causas quase perdidas e batendo de frente muitas vezes com interesses poderosos do setor produtivo ou governos locais, quando estes atuam de forma a colocar em risco a sustentabilidade ecológica e econômica dos nossos territórios.
Desde sua fundação, inspirada pelo ideal de transformação social em Atibaia, até os dias de hoje, a Mater viveu uma jornada de transformação interna e externa, mudando vidas, inspirando autonomia e valores democráticos que são a base de construção de uma sociedade justa, ainda que imperfeita.
A Mater Dei é uma ONG profissionalizada, que contabiliza mais de 150 projetos ao longo de sua existência, com mais de 35 mil atendidos, conta hoje com 60 colaboradores entre funcionários prestadores e voluntários, participando ativamente na construção de políticas públicas no campo social, cultura, segurança alimentar, meio ambiente, desenvolvimento local e qualificação/geração de renda; atua através de parcerias e apoios de entes públicos e privados, buscando de forma permanente focar na geração de resultados e impactos, sendo uma das mais ativas ONGs de nossa região.
Sempre articulando parcerias de peso como Ambev, Basf, Fundação Banco do Brasil, Sebrae, Stone, SAAE, Governo Estadual e Prefeituras de Bragança Paulista, Sorocaba, Atibaia, Piracaia, Indaiatuba, para citar algumas, a Mater Dei deixa sua marca nas ações de combate a violência contra mulher, preservação de áreas naturais, gravidez precoce, segurança alimentar para moradores em situação de rua, cultura de paz na escola, protagonismo na terceira Idade, economia criativa e geração de emprego e renda.
Muitas vezes, as organizações não governamentais atuam em territórios e contextos onde o poder público não conseguem chegar com efetividade. Em um cenário marcado pela aceleração e pelo individualismo, elas seguem comprometidas com as causas coletivas. Com metodologias próprias e profundo conhecimento das dinâmicas locais, são estruturas estratégicas de mediação social, identificando demandas emergentes, articulando recursos e implementando soluções que ampliam o acesso a direitos e fortalecem as políticas públicas.
Uma organização ativa há 25 anos, consciente de seu papel e ação política, renova sonhos e esperanças para os próximos tempos, num mundo de disrupções que auguram implacável impacto social tanto na organização da sociedade como nos modos de produção e distribuição da riqueza. Na sociedade sólida se constrói, na sociedade gasosa, flutuamos! Parabéns Mater Dei, siga em vôo tranquilo!
Quer conhecer melhor a Mater Dei? Acesse: https://materdeicam.org.br/
O FORTES – Escritório de Projetos é uma iniciativa da ONG Mater Dei voltada à captação de recursos, design e gestão de projetos sociais, com foco no fortalecimento do Terceiro Setor e no fomento a políticas públicas. Atua por meio de editais, leis de incentivo, patrocínios e doações, além de oferecer consultorias, cursos e oficinas. Em 2024, o Fortes consolidou-se como o principal eixo estratégico da Mater Dei, ampliando sua rede de parceiros, diversificando áreas de atuação e fortalecendo sua presença como articulador de soluções sociais.

Luany Moraes é estudante de Ciências Sociais na Unicamp. Desde 2022, atua como coordenadora de projetos e captação de recursos no Fortes – Escritório de Projetos da ONG Mater Dei, liderando a elaboração de propostas, a prospecção de parcerias e o acompanhamento de execução das iniciativas.

Gianmarco Bisaglia é empreendedor social, músico e consultor com ampla atuação em planejamento estratégico, marketing e políticas públicas no Brasil, Inglaterra e Portugal. Desde 1976, trabalha com projetos sociais em diversas áreas, como cultura, meio ambiente, saúde e desenvolvimento rural. É especialista em captação de recursos e gestão de ONGs, dirigindo as organizações Terceira Via e Mater Dei CAM. Atualmente coordena o Programa Fortes e a Rede do Terceiro Setor de Atibaia e região.

