Jovens ligados a projetos da CUFA France em Gennevilliers e Saint-Ouen, na Grande Paris, visitam a Casa Brasil (Foto: Marcio Menasce/Embratur)
Parceria com a Central Única das Favelas na França tem contribuído com inclusão de jovens periféricos da Grande Paris
Com as portas abertas para todos, a Casa Brasil tem recebido também muitos convidados especiais. É o caso de um grupo de jovens que participam de movimentos sociais de periferia nos municípios de Gennevilliers e Saint-Ouen, na Grande Paris. Atendendo a um chamado da Embratur e do Sebrae, eles estão marcando presença no espaço organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) no Parc de La Villette, norte da capital francesa, e que funciona durante todo o período da Olimpíada.
Os jovens estão conectados pela Central Única das Favelas na França (CUFA França), entidade parceira da Embratur em ações que envolvem cultura, turismo e empreendedorismo social. Até esta quinta-feira (1º), eles já tinham participado das oficinas de golzinho e altinha, e vão marcar presença na oficina de vôlei de areia, comandada pela campeã olímpica Jackie Silva.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, enviou mensagens de boas-vindas aos convidados e falou sobre a importância da parceria com a CUFA. “Nosso povo é reconhecido pela hospitalidade e alegria. Essa parceria com a CUFA permite que esses jovens conheçam esse Brasil, que acolhe a diversidade em todas as suas dimensões com muito afeto e reciprocidade. Essa troca cultural forma raízes, laços entre os povos. Esse é o nosso objetivo com ações como essa“, declarou.
O presidente do Sebrae, Décio Lima, também celebrou a parceria e falou de outros projetos na área social. “Estamos construindo ações e projetos que permitam que o empreendedorismo seja, de fato, uma saída para diminuir as desigualdades e transformar a vida das pessoas nas comunidades brasileiras e dos jovens. Estamos atuando em diversas frentes. Temos o Comunidade Sebrae, na Rocinha. O programa está atualmente em 18 favelas, totalizando mais de 100 comunidades, e já realizou mais de 31 mil atendimentos, com foco em oferecer oportunidades para uma economia competitiva, inclusiva e sustentável. E estamos avançando com o governo Lula, a Aliança global contra a fome e a pobreza. Hoje mais de 24 milhões de brasileiros saíram do mapa da fome“, mencionou.
A diretora do escritório da Central Única das Favelas na França (CUFA França), Karina Tavares, também destaca a importância do intercâmbio cultural promovido na Casa Brasil. “Esse momento é muito representativo. A cultura da periferia é global. Grandes talentos do futebol, da música, são negros, periféricos. Quando trazemos a CUFA pra França, estamos exportando cultura, e isso é estratégico para o Brasil. Essas ações na Casa Brasil com os jovens de bairros populares da região parisiense nos fortalecem nesse combate na mudança da narrativa que favela é potência“, reforçou.
Um desses jovens, Gilko Ikondji, participou do golzinho e aprendeu muito além do que o futebol brasileiro apresenta. “Vindo jogar aqui, aprendi um pouco mais sobre o Brasil, a natureza do Brasil e isso nos faz muito bem. Eu definitivamente voltarei aqui“, comentou.
Depois de participar da oficina, o jovem Ibrahim Nian quer visitar o Brasil. “Gostei muito do ambiente. É como penso que devem ser favelas. E também este projeto de futebol foi muito bom. Acho o Brasil um país lindo, gostaria de visitá-lo. Há muitos esportes lá como skate, futebol e muitos outros“, contou.
Rio Grande do Sul
Ainda em parceira com a CUFA, Embratur e Sebrae também levaram para a Casa Brasil um mural com temática do Rio Grande do Sul, do artista de rua gaúcho Jotape Pax. Nele, estão ímãs personalizados com um QR Code no qual constam informações sobre como fazer uma doação internacional para o governo, a fim de contribuir com a recuperação do estado após as chuvas que castigaram diversas cidades. Ao acessar o código, o visitante também acessa a imagem da obra completa.
Para realizar o trabalho artístico, intitulado “Dias Melhores”, o artista urbano afirma ter buscado transformar sua inspiração em um ato de resistência. “A ideia foi explorar um ambiente único, onde a mãe natureza estabelece as normas. A terra firme nos oferece segurança, e quando a água recua, surge a esperança de dias melhores“, explica Jotape Pax.
ExpoFavela
Levar a cultura e o empreendedorismo da periferia para o mundo também é parte da estratégia de promoção do Brasil feita pela Embratur. A Agência é parceira do escritório da CUFA na França, lançado em 2023 na Galeria Visit Brasil Paris, ação da agência para o público francês. A principal missão da unidade francesa é realizar a primeira edição da Expo Favela Innovation em Paris, prevista para outubro de 2024, evento que conta com patrocínio da Embratur.