Como pode um setor que emprega e gera renda para milhares de pessoas ser esquecido ou, melhor dizendo, não ser priorizado pelos candidatos nas eleições?

De janeiro a maio de 2024, o Brasil recebeu 3.264.765 turistas internacionais. O número cresceu 8,6% em comparação com os primeiros cinco meses de 2023. Neste ano, um total de aproximadamente 6 milhões de turistas estrangeiros esteve em nosso país e injetou R$ 34,5 bilhões.

Apesar de esses números estarem crescendo, ainda são muito baixos em comparação com os grandes destinos turísticos do mundo.

Portanto, o que fazer para o setor desenvolver-se e utilizar todo o potencial existente no Brasil?

Essa é a pergunta que o poder público poderia fazer, e mais: realizar um diagnóstico atualizado, ouvir o setor através dos principais players, entidades, empresários e, em seguida, propor políticas públicas consistentes para o desenvolvimento sustentável e escalável do setor.

No âmbito federal, estadual ou municipal, o turismo ainda não é prioridade. Com isso, o tempo está passando e outros locais estão avançando. Não acho que seja tarde para despertar, só penso nas oportunidades que estamos perdendo há muito tempo.

Benefícios de um turismo organizado e sustentável:

  1. Geração de emprego e renda (desenvolvimento socioeconômico)
  2. Conservação e valorização do patrimônio histórico e cultural
  3. Desenvolvimento de destino inteligente
  4. Conservação do meio ambiente
  5. Avanço na acessibilidade
  6. Qualidade de vida para os moradores
  7. Resgate do bem-estar da população
  8. Maior oferta de lazer para os moradores
  9. Embelezamento da cidade e parques
  10. Calendário de eventos pré-definido
  11. Desenvolvimento da economia criativa
  12. Criação de vínculos com diferentes culturas
  13. Resgate das tradições

E muito mais.

Também podemos falar de alguns pontos negativos, sim, eles existem, como o chamado e muito discutido atualmente overturismo. No entanto, com conhecimento, exemplos de sucesso e boas práticas, a chance de mitigar esses pontos é grande.

Voltando ao planejamento do turismo e tendo como base o cenário atual, por que não dar uma virada de chave e ver esse setor com outros olhos?

Talvez um plano macro possa transformar a cidade em um DESTINO TURÍSTICO INTELIGENTE, considerando a potencialidade da cidade e respeitando sua identidade.

Outro fator importante é uma gestão transversal, visto que a atividade do turismo (serviços) utiliza mais de 54 segmentos da economia, o que torna muitas as necessidades inerentes ao processo.

Nesse modelo de gestão, e com o projeto sendo de conhecimento de todos, há uma maior fluidez nas ações e, assim, o resultado é eficaz, sem perda de tempo, muito menos de dinheiro.

Fortalecer as entidades, os conselhos e apoiar a classe empresarial que investe milhões na divulgação de seus empreendimentos turísticos também é uma estratégia importante e faz toda a diferença nos resultados e no avanço do setor.

Acredito que haja várias ações que podem ser feitas, e aqui citei algumas delas. Tenho a mais pura convicção no poder transformador desse setor.

Vamos juntos lutar por políticas públicas para transformar isso em realidade!

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