No mundo dos negócios, mesmo para modelos testados, a decisão de acompanhar e entender é sua.
Delegar está entre uma das atribuições muito pouco desenvolvidas nas empresas de todos os portes no Brasil. Falta conhecimento e vontade de desenvolver alguém que, em visões limitadas, pode competir com o seu próprio rendimento. Entretanto, a questão maior talvez seja a responsabilidade envolvida com os fatos. Gerir é assumir desafios, delegar responsabilidades em pequenas e crescentes tarefas sem deixar de tomar para si as decisões finais. No universo das franquias, nada disso é diferente.
Sim, eu sei que a maioria das pessoas busca algo teoricamente comprovado, testado e como modelo a ser desenvolvido para si, com lucro no horizonte do objetivo, mas sem se preocupar ou entender os caminhos que levam a alcançarmos esse ponto. A franqueadora, sim, possui suas responsabilidades em um rol imenso de transferência de conhecimento que se compromete a passar. Todavia, em momento algum, o fato de haver um modelo assim garante o sucesso sem você se envolver.
Claro que é preciso mais que envolvimento. É preciso gestão, aprendizado e um processo em que a franqueadora precisará se mostrar capaz de ser reconhecida como tal. Em que precisará lidar com a realidade incomum de determinado franqueado – não só pela ótica do contrato, mas também pela ótica da experiência do cliente. Cliente, esse, que é a razão da existência daquela que franquia a experiência.
Mas onde está a responsabilidade do franqueado? Contratualmente, em aprender e ter tempo para se envolver. Na prática, de entender, de se aplicar de forma prévia ao entendimento do negócio e de questionar o que for necessário antes de assinar o contrato com qualquer franqueadora. E, mesmo após a assinatura, de não franquear suas decisões somente sob a força da ótica do contrato assinado. Há muito o que se perguntar para evitar que nada passe de certa forma ‘despercebida’ da empresa que é tecnicamente hipersuficiente em relação ao franqueado.
Saber melhor sobre o ramo do seu negócio pode lhe ajudar a evitar armadilhas. Cobrar seus direitos também.

Empresário no Segmento de Franquias com experiência em Gestão de Clientes Corporativos há mais de 25 anos. Multiprofissional formado em Comunicação com habilitação em Jornalismo pela UVA – Universidade Veiga de Almeida (RJ), com experiência em documentário, fotografia, rádio e produção de conteúdo pela Agência ZeroUm, SP.

