A segunda unidade do CreaLab foi inaugurada no Centro Universitário UNIFAAT, em Atibaia, com foco na conexão entre o ambiente acadêmico e as demandas reais do mercado de trabalho, combatendo o déficit de mão de obra especializada
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) avançou em sua política de apoio à formação e conexão de estudantes e profissionais com a inauguração da segunda unidade do CreaLab em Atibaia. O espaço de inovação, estrategicamente localizado dentro do Centro Universitário UNIFAAT , foi inaugurado nesta terça-feira, 18 de novembro, em parceria com a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Atibaia e Região (AEAAAR) e a universidade.
A iniciativa busca criar um ponto de apoio para estudantes e é vista como um passo importante para reverter o cenário de alta taxa de evasão nos cursos de graduação em Engenharia. A localização dentro de uma universidade é considerada um fator estratégico para o futuro das Engenharias, Agronomia e Geociências.
A presidente do Crea-SP, engenheira Lígia Mackey, destacou a relevância de ter a unidade dentro de uma universidade. “A inauguração de mais um CreaLab é um marco, especialmente por ser dentro de uma universidade, evidenciando nosso movimento de estarmos cada vez mais próximos dos alunos de graduação da área tecnológica. É uma preocupação constante do Crea-SP garantir que tenhamos a próxima geração de profissionais qualificados”. Ela completou: “Ao levar um ambiente moderno e colaborativo para dentro da academia, estamos investindo diretamente na capacitação e na conexão que são essenciais para o futuro do mercado tecnológico”.
O CreaLab funciona como uma ponte formal e contínua entre o Sistema Confea/Crea e os futuros profissionais. O presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), engenheiro Vinicius Marchese, ressaltou a relevância estratégica dessa aproximação com as novas gerações. “A engenharia enfrenta o desafio da escassez de mão de obra especializada, especialmente diante da velocidade que o mercado de trabalho exige. É fundamental que o Sistema Confea/Crea esteja à frente, promovendo iniciativas como o CreaLab para criar uma ponte sólida entre o ambiente acadêmico e a realidade profissional”, afirmou.
Marchese detalhou a visão do Confea sobre o papel dos CreaLabs. “O Confea enxerga os CreaLabs como um dos pilares centrais na nossa estratégia de inovação e modernização do sistema, sendo a materialização do nosso compromisso em aproximar a teoria acadêmica da prática profissional”. Ele explicou que eles funcionam como laboratórios de ideias e soluções, onde os desafios reais do mercado, como os enfrentados pelas cidades, indústrias e agronegócio, são apresentados aos estudantes. A principal meta de longo prazo do Sistema é atuar diretamente no déficit de mão de obra especializada que o Brasil enfrenta , garantindo que as futuras gerações de profissionais estejam “não apenas bem formadas, mas também conectadas às oportunidades e necessidades da população”.
Além do CreaLab, o Confea e o Crea-SP promovem um ponto de virada na comunicação com o público jovem. Um exemplo é a série “Engenharia Tá On”, em parceria com o canal Série Maníacos do YouTube , que mostra a atuação da Engenharia em grandes séries de alcance mundial como ‘La Casa de Papel’ e ‘Game of Thrones’. Também são reforçadas as ações que aprofundam a vivência prática, como as imersões CreaDay e Estágio Visita , que servem para conectar os estudantes diretamente com o cotidiano das profissões.

