Você que nos acompanha já sabe que este ano o Turismo bateu recordes e mostrou um pouco mais de sua força, vale lembrar que ninguém faz nada sozinho e o trabalho de muitas mãos fazem a diferença.
Hoje vamos falar um pouco das entidades e órgãos públicos que trabalham para o desenvolvimento do segmento no estado. Claro que o planejamento estratégico é fundamental para isso, no entanto quando a onda é boa aparece novos surfistas e assim que o grupo se fortalece.
É importante termos algumas informações, tipo o que é Estancia Turística e o que é MIT (Município de Interesse Turístico). Então vamos lá!
São condições indispensáveis e cumulativas para a classificação de Município como Estância Turística:
Ser destino turístico consolidado, determinante de um turismo efetivo gerador de deslocamentos e estadas de fluxo permanente de visitantes;
Possuir expressivos atrativos turísticos de uso público e caráter permanente, naturais, culturais ou artificiais, que identifiquem a sua vocação voltada para algum ou alguns dos segmentos abaixo relacionados:
Social, Ecoturismo, Cultural, Religioso, Esportes, Náutico, Religioso, Negócios e Eventos, Saúde, Rural entre outros
Ter Infraestrutura, equipamentos e serviços turísticos: meios de hospedagem, serviços de alimentação, serviços de informação e receptivo turísticos;
Dispor de infraestrutura de apoio turístico, como acesso adequado aos atrativos, serviços de transporte, de comunicação, de segurança e de atendimento médico emergencial, bem como sinalização indicativa de atrativos turísticos adequada aos padrões internacionais;
Dispor de infraestrutura básica capaz de atender às populações fixas e flutuantes no que se refere a abastecimento de água potável, sistema de coleta e tratamento de esgotos sanitários e gestão de resíduos sólidos;
Ter um plano diretor de turismo, aprovado e revisado a cada 3 (três) anos;
manter Conselho Municipal de Turismo devidamente constituído e atuante.
O Conselho Municipal de Turismo, de caráter deliberativo, deve ser constituído, no mínimo, por representantes das organizações da sociedade civil representativas dos setores de hospedagem, alimentação, comércio e receptivo turístico, além de representantes da administração municipal nas áreas de turismo, cultura, meio ambiente e educação.
Somente poderão ser classificados como Estâncias Turísticas os municípios com até 200.000 (duzentos mil) habitantes, observado o censo demográfico decenal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, salvo aqueles assim classificados antes da publicação desta lei complementar.
Nosso estado possui 78 Estancias Turísticas.
MIT ( Municípios de Interesse Turístico
São condições indispensáveis e cumulativas para a classificação de Município como de Interesse Turístico:
Ter potencial turístico;
Dispor de serviço médico emergencial e, no mínimo, dos seguintes equipamentos e serviços turísticos: meios de hospedagem no local ou na região, serviços de alimentação e serviço de informação turística;
Dispor de infraestrutura básica capaz de atender às populações fixas e flutuantes no que se refere a abastecimento de água potável e coleta de resíduos sólidos;
Possuir expressivos atrativos turísticos, plano diretor de turismo e Conselho Municipal de Turismo.
Hoje o Estado de São Paulo possui 214 Municípios de Interesse Turísticos (MIT).
Segue abaixo alguns órgãos e associações de âmbito estadual que organizam, regularizam, capacitam para o desenvolvimento e fomento do setor.
Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo
APRECESP – Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo) é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 1985 para representar e desenvolver o turismo das cidades estância de São Paulo
AMITESP – (Associação das Prefeituras dos Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo) é uma entidade que representa os municípios paulistas com potencial turístico, funcionando como um ponto de encontro e apoio para defender seus interesses, impulsionar o desenvolvimento regional e melhorar a infraestrutura turística.
COMTUR – Conselho Municipal de Turismo – órgão colegiado que une o poder público e a sociedade civil para planejar, discutir, propor e fiscalizar as políticas de turismo de uma cidade, atuando como um elo para o desenvolvimento sustentável do setor, buscando investimentos, aprimorando a infraestrutura e valorizando a cultura local.
Toda cidade precisa ter um conselho organizado e atuante.
CONVENTION & VISITOS BUREAU – é uma organização sem fins lucrativos, internacional, formada por empresários e entidades do setor de turismo, que atua para promover uma cidade ou região como destino de eventos, convenções e lazer, captando negócios e fomentando o desenvolvimento econômico local através da captação de eventos e do marketing turístico, conectando o setor público e privado para criar um ambiente mais competitivo e atrativo para visitante.
Em esfera federal temos a EMBRATUR – (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) é a entidade do governo brasileiro responsável por promover o Brasil como destino turístico no exterior, atuando na marketing e apoio à comercialização dos produtos turísticos brasileiros para atrair visitantes estrangeiros e gerar desenvolvimento econômico e social para o país.
Falando de turismo internacional, estamos à frente de destinos importantes.
Ranking (Janeiro a Novembro de 2025):
- São Paulo: 2,5 milhões de turistas internacionais.
- Rio de Janeiro: 1,97 milhão de turistas internacionais.
- Rio Grande do Sul: 1,43 milhão de turistas internacionais.
- Paraná: 958 mil visitantes internacionais.
- Santa Catarina: 652 mil visitantes internacionais.
Tenho absoluta certeza que estamos numa linha ascendente, claro se continuarmos neste modo cooperação.
Por sua vez a Estancia Turística de Atibaia por sua excelente localização, estrutura hoteleira privilegiada e os atributos naturais podemos alavancar juntos , transformar a cidade em um destino turístico ainda mais consolidado e competitivo, só depende de nós!!
Rumo a 2026!!
Obrigada a todos e que este próximo ano seja repleto de prosperidade e muito amor!

Pós-graduada em Habilidades Gerenciais, com formação em Marketing e pós-graduada em ESG (Environmental, Social and Governance) e Habilidades Gerenciais, possui vasta experiência na área de Turismo. Atualmente é gestora Executiva e Relacionamento do Atibaia e Região Convention e Visitors Bureau. Empresária e consultora, participante do Conselho de Turismo, Conselho Estatual do Monumento Natural da Pedra Grande e Conselho do Parque Grota Funda. Defensora do cooperativismo e associativismo, sempre conectada aos principais temas relacionados ao Turismo, onde atua há 23 anos.

