Como conversamos no último artigo, a responsabilidade pela melhora nos seus resultados – seja de vendas, desenvolvimento pessoal, criação da autoridade, ou outros – deve ser assumida por nós, a cada manhã, dia após dia.
Aumentar as vendas deve ser uma prioridade na rotina de nossa empresa e em nossa vida como um todo. Se eu busco melhorar e me desenvolver com frequência, os resultados das minhas ações devem refletir este objetivo. O planejamento financeiro deve estar sempre alinhado com as ações de marketing, quanto mais avanço nos objetivos acima, mais resultados financeiros terei. Mas, nem sempre devemos focar somente em atrair novos clientes. Aproveitar a nossa rede de contatos, clientes antigos, inativos e os fiéis devem ser estratégias permanentes na empresa.
Existe uma estratégia que gosto de indicar para pautar o plano de ações de marketing – é a Escada da Lealdade do Cliente, também conhecida como Estratégia ACM: atrair, conquistar e manter clientes.
A Escada da Lealdade do Cliente baseia-se na relação da empresa com seus diversos grupos de clientes e como se relacionar com cada um deles.
Na base da escada, temos o provável cliente, que é aquela pessoa que pode vir a comprar o seu produto, já que ele está na região em que você atua, consome produtos similares aos seus, mas nunca ouviu falar sobre a sua empresa.
Subindo um degrau, encontramos o potencial cliente, é um cliente parecido com o provável, ele também está em sua região de atuação, consome produtos dos seus concorrentes, ou seja, faz parte do seu público alvo, com uma diferença, ele já ouviu falar sobre a sua empresa, seja por quem já consomem os seus produtos, passando em frente ao seu ponto comercial, seja através das redes sociais, ele somente não consumiu, mas possui referenciais suficientes para ir para a ação e realizar a compra.
Ambos, provável e potencial cliente, devem ser atraídos pela sua empresa, para que se relacionem e consumam os seus produtos.
Algumas ações que você pode utilizar para este tipo de público:
Gerar conteúdo nas redes sociais está super em alta neste momento. Crie posts nas com dicas, informações, sugestões, curiosidades, não somente relacionados aos seus produtos, mas ao universo em que a sua empresa está inserida. Por exemplo, se a sua empresa é uma casa de bolos, você pode dar dicas de como decorar uma mesa para o café da tarde, chás que acompanham determinadas opções de bolos, benefícios dos ingredientes, entre outras dicas. Estas postagens atraem potenciais clientes para a sua página, lembrando que os Reels no Instagram e vídeos nas demais mídias sociais, vieram para ficar.
Além da geração de conteúdo, existem diversas formas de divulgar a sua empresa. buscadores gratuitos na internet, a fachada e vitrine da empresa, parceria, panfletagem, anúncios patrocinados, são algumas das ferramentas que te auxiliam na busca de novos clientes.
Nas próximas colunas, conversaremos sobre como conquistar e manter os clientes fieis e defensores da sua marca.
Empresária, pós-graduada em Empreendedorismo de Alto Impacto e Inovação Aplicada aos Negócios pela Escola Superior de Empreendedorismo e Gestão de Comunicação e em Marketing pela Universidade de São Paulo – USP. Possui quase 15 anos de experiência como consultora de Marketing. Professora, mãe empreendedora e apaixonada por aprender e ensinar. Foi consultora de Marketing do Sebrae-SP por mais de 10 anos, nos quais realizou consultorias e ministrou palestras e cursos na área de empreendedorismo, estratégias empresariais, marketing digital, divulgação e vendas.
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Em primeiro lugar, as sombras são o reflexo da nossa existência no espaço. Depois, as nossas sombras sobrepõem-se, entrelaçam-se, comunicam. Neste projecto, as sombras são transformadas em subjectivas através de https://ladydahmer.com/ representações dos nossos estados mentais. Em vez de serem distorcidas pela fonte de luz, o público será capaz de controlar as suas próprias sombras, usando os auscultadores que recolhem dados EEG a partir delas e, consequentemente, formando sombras falsas projectadas no solo ao seu lado.