Olá Pessoal, como estão passando estas semanas? Aqui estamos correndo para deixar sempre a melhor informação e a melhor visão de negócios, foco desse nosso trabalho. Muito bom, hoje vamos fazer uma viagem para o processo da gestão.
A gestão hoje em dia não deixa de ser uma coisa complexa simplesmente por termos computadores, sistemas de controle, supervisão e controles eletrônicos que facilitam o monitoramento. No entanto, fazer gestão é algo que com os sistemas existentes, modernos e cada vez mais simples, requerem uma dose de conhecimento extra sobre o que os sistemas oferecem e não apenas sobre o que o administrador conhece sobre o negócio. Mas a questão que vocês leitores devem estar perguntando é; preciso saber mais se for utilizar um sistema de gestão? E a resposta é simples, sim! E razão por haver esta necessidade é apenas uma, se você sabe dirigir um automóvel, é correto afirmar que você saberia dirigir qualquer automóvel? Ou mesmo, se você sabe utilizar um smartphone, tão comum nos dias de hoje, poderia afirmar com certeza que saberia utilizar com facilidade um iPhone com iOS depois de ficar anos utilizando um Android?
Feito estas comparações rápidas, o leitor por perceber que é a mesma coisa, ou seja, o gestor precisa conhecer um elemento básico que tem se destacado como a ferramenta dos tempos digitais da gestão, os indicadores de desempenho chamados de KPI’s (Key performance indicators). E o que são estes KPI’s? Porque conhecer indicadores são tão importantes para a gestão moderna com sistemas de gestão?
Os indicadores são as razões pela qual a supervisão foi construída. Vou citar um exemplo que para aqueles que já conhecem pode parecer um exemplo pífio, no entanto, apenas para efeito didático, vamos ver um caso bem simples de produtividade versus defeitos de peças numa indústria. Numa produção hipotética de 1000 peças, foram encontradas 7 peças com defeitos, ou seja, foram encontradas 0,007% defeitos, porém na semana passada tivemos 0,004% ou seja, a produção foi mais eficaz pois teve menor quantidade de defeitos para a produção das mesmas quantidades de 100 peças. Estes indicadores demonstram eficiência e eficácia.
Após este pequeno exemplo de como se utiliza indicadores de desempenho, vamos retornar só nosso assunto, gestão, então significa que preciso ter indicadores, e estes indicadores, em tese, são obrigados nos sistemas de gestão, correto? A resposta mais adequada é, sim e não. Nem todos os indicadores necessários para a sua gestão estarão presentes em todos os sistemas e, nem todos os indicadores fornecidos pelos sistemas devem ser utilizados por hum gestor pois a sua forma de gestão não deve ser igual ao do seu concorrente, senão, o que o diferencia no mercado? O que é que o faz diferente do seu concorrente? Se todos utilizarem os mesmos indicadores, será mais do mesmo.
Então caros leitores, raciocinem comigo, e se eu, como gestor desejar criar meus próprios indicadores? É possível?
É claro que é possível e a resposta é muito importante compreender que, não só é possível, e pode ser o seu diferencial de sucesso ou também do fracasso. Um indicador de desempenho mal pensado e estruturado de maneira equivocado pode te orientar no sentido errado, fazendo com que sua empresa caminhe para um objetivo fracassado.
Pense nisso, seja um gestor que pensa em eficiência e eficácia.
Até a próxima.
Sérgio Akira Sato, CEO na InFormaSeg, é técnico em agricultura, matemático, analista de sistemas e mestre em engenharia mecânica. Empresário desde 1991, é também professor universitário de Gestão de Riscos na pós graduação na Universidade Mackenzie.