Olá pessoal! As férias do jornal foram concluídas com sucesso, a do trabalho, mais ou menos, porém seguimos.

Que 2023 seja mais um ano de conquistas, aprendizado e inteligência. Sim, inteligência! Vocês sabem que existem mais de 9? Nos negócios focamos em pelo menos 3: emocional, técnica e interpessoal.

E muita gente se esquece delas, no mundo dos negócios é preciso raciocinar para não perder oportunidades. Planejar sem raciocinar pode te transformar em um robô refém do sistema, que é burocrático, desafiador e mutante.

No ramo contábil tem muitas alterações, mas tem uma que ainda não deu sinal de vida e todo mundo está perguntando: limites do MEI, ainda sem novidades.

  • Salário mínimo 2023 R$ 1.302,00 por enquanto, hoje às 15 horas haverá uma conversa sobre, se alterar algo, eu coloco aqui nos comentários;
  • Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) passa a estar disponível no APP Meu INSS (que trem é esse? Se você tem empregados, fale com quem te assessora em segurança do trabalho);
  • Processos trabalhistas deverão ser informados no e-Social bem como, os eventos de segurança do trabalho que já falei em artigos anteriores;
  • Em atenção a LGPD o CPF não constará mais na razão social do MEI.;
  • Idade para aposentaria da mulher foi alterada, lá se vão os meus cálculo;

Vamos ajudar quem esqueceu da vida e foi deixado por conta da correria de 2022. E agora está mais perdido que cego em tiroteio!

Revise seus relatórios de vendas e custos, para quem é MEI, já se prepara para enviar esses dados ao contador para a entrega da declaração anual e a correta apuração do lucro do seu CNPJ para não errar no Imposto de Renda Pessoa Física.

Observe se no seu ramo há sazonalidade e descubra os detalhes que te fizeram vender mais ou menos em um determinado período.

Revise seus pagamentos mensais, as vezes o lucro está indo pelo ralo bem devagarinho, procure por novidades, sabe aquilo que sempre fizemos de uma maneira, sempre há alguém que pensou em inovar, vale a busca no Google.

Se há algo de certo para 2023, é que o Imposto de Renda Pessoa Física não vai tardar a chegar. Já deixe as despesas médicas, notas fiscais de melhorias e documentos de venda e aquisição de bens, CPF e data de nascimento de dependentes no jeito.

Em 28 de fevereiro procure pelos bancos para emitir os informes de rendimentos (hoje está fácil, emitimos tudo pelo celular), entregue tudo ao seu contador e chegue primeiro junto ao fisco para evitar atropelos, erros e multas desnecessárias.

Falando em contador, já conversou com ele para verificar se houve alguma mudança nos custos de sua empresa para este ano? Honorários costumam ser reajustados agora em janeiro, enquadramentos ou desenquadramentos também são feitos neste mês. Bora dar uma certificada para não queimar largada!

Quer ter a segurança de um planejamento assertivo para o seu negócio? Vem, que no caminho eu te explico!

Quer ler sobre mais temas? Deixe suas dúvidas e sugestões aqui nos comentários.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *