Em Relações Públicas acreditamos que a base da construção de uma imagem corporativa forte, para muito além do que a Comunicação pode fazer por ela, está nas suas atitudes, no seu comportamento, e na forma como a organização se relaciona com a sociedade e seus públicos como um todo.
Nesse sentido, o Carnaval pode sim ser uma excelente oportunidade para a empresa mostrar que se importa com o impacto que seus produtos e serviços pode causar na vida e nos bem estar das pessoas que os consomem e/ou os representam. Afinal, vender é bom, é sim o objetivo de qualquer negócio, claro, mas o lucro não deve ser a prioridade a qualquer custo. Principalmene se o custo for adquirir uma reputação de irresponsável ou não confiável.
Que tal então ser lembrado como aquela empresa ou marca que pensa nos clientes, que orienta os consumidores, que colabora com a saúde pública e a segurança de todos? E como conseguir isso? Com ações reais e verdadeiras nesse sentido. Um bom exemplo é a campanha da Ambev – responsável pela Brahma, a cerveja oficial do Carnaval de rua em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Florianópolis, que orienta para o consumo responsável de álcool pelos foliões. Mas basta um discurso socialmente responsável para conquistar a simpatia e a confiança das pessoas? É claro que não. É preciso atitude também.
No nosso exemplo aqui, a campanha também contempla o apoio ao trabalho de mais de 30 mil trabalhadores ambulantes com o fornecimento de kits com materiais de vendas, além de um treinamento obrigatório realizado com a “Think Olga” – organização que se apresenta com a missão de “sensibilizar a sociedade para as questões de gênero e intersecções, além de educar e instrumentalizar pessoas que se identifiquem como agentes de mudança na vida das mulheres”. Isso pela marca Brahma. Já com a Beats, que tem forte apelo junto a consumidores mais jovens, a empresa aposta no conceito “Paradinha Beats!” – pela qual a empresa irá apoiar todas as paradinhas, para lembrar as pessoas de pararem para beber água e se alimentarem bem.
Incluir ações de conscientização, informação e relacionamento no planejamento estratégico da empresa vai além do Marketing. Faz jus ao seu papel social, como membro de uma sociedade que não se encanta mais com campanhas publicitárias milionárias que não representam de fato a personalidade da empresa. É preciso ser, mais do que apenas parecer. Até porque os milhões de olhos atentos nas redes sociais estão sempre disposto a desmascarar ações superficiais e oportunistas que não estejam de fato incorporadas à essência da organização.
O que você pode fazer, no dia a dia da sua empresa, na sua região, que te diferenciam da concorrência? Você conhece as instituições d eterceiro setor que trabalham boas causas e que você poderia ajudar? Você mantém canais abertos de diálogo com seus clientes e parceiros? Participa de encontros de empreendedores e eventos acadêmicos da sua cidade? Apoia e incentiva pesquisas? Tem algum espaço na sua empresa que poderia ser compartilhado para atividades da sua comunidade? Enfim… existem muitas maneiras de estar do lado certo da história na sua cidade ou regiaõ que podem fazer toda a diferença na forma como sua marca é percebida. E o Carnaval, com tantas questões envolvidas: segurança no trânsito, reciclagem de lixo, consumo consciente de álcool, alimentação saudável, questões envolvendo o respeito e inclusão de minorias… enfim, torna-se uma ótima oportunidade para estar do lado certo de cada uma delas e se posicionar desta forma frente aos seus públicos estratégicos. Pense nisso e boa folia!!
Profissional de Relações Públicas pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação organizacional pela ECA-USP, é também jornalista, empresária, palestrante e consultora de empresas com mais de 20 anos de experiência em comunicação interna e relacionamento com a imprensa. Professora universitária por 16 anos nos cursos de Comunicação, Marketing, Administração e Recursos Humanos nas instituições UniFaat, Fecap, Uniso e PUCCampinas.