Na coluna passada, falamos sobre Inteligência Emocional, tema que gera bastante interesse nos empresários. No mês de março, que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, esse assunto fica em pauta. Diversas palestras, rodas de conversa e artigos sobre o tema cercam esse mês, mas será que é um tema que só interessa para as mulheres? Naturalmente não, esse tema é de interesse de todos, mas, infelizmente, os homens em sua maioria ainda são muito resistentes as conversas sobre medos, sentimentos, inseguranças e demais assuntos relacionados com a área emocional. Acredito que está enraizado em sua cabeça, em suas lembranças, a informação de que homem não pode chorar, porque isso o torna fraco, homem não pode ter medo, que isso é coisa de mulher, e assim por diante.
Fiz algumas palestras sobre Inteligência Emocional esse mês, e uma delas me chamou bastante a atenção. Dos 50 participantes, mais da metade eram homens, isso deixa o coração quentinho. Essas crenças limitantes que no passado eram comuns, hoje tornam-se perigosas. Pós pandemia, crises financeiras, guerras, além de toda a rotina que já acumulamos e a necessidade incessante de avançar e se superar, estão tornando os nossos dias mais pesados, sem tempo de qualidade e momentos de lazer e descanso. Precisamos quebrar esses paradigmas e abrir uma oportunidade para evidenciar esses sentimentos, com o objetivo de conectar-se com seus sentimentos e emoções, se conhecendo e, a partir disso, poder trabalhar cada uma dessas questões para avançar e prosperar.
O termo para isso que estamos falando, é mindset.
É preciso mudar o nosso mindset, que é a nossa mentalidade. Trabalhar esses pensamentos do passado e reconhecer que isso pode não estar sendo positivo para você.
Para isso, trago algumas dicas que podem ser aplicadas com facilidade.
Tenha disposição para olhar pra dentro de você.
É necessário investigar as suas crenças, o que está incomodando nesse momento e a partir disso é possível identificar os pontos de melhoria. Isso pode ser dolorido em um primeiro momento, mas é muito necessário.
Observe as pessoas à sua volta
No relacionamento com os outros, conseguimos nos enxergar. Em muitos casos algo que incomoda no outro pode estar relacionado com um atributo que você também possui, mas pode não gostar e em algum casos não identifica.
Já falei no outro artigo, mas reforço para vocês a última dica.
Anote como se sente e como irá reagir a partir disso
Anote seus sentimentos, reflita e converse sobre eles, isso será fundamental na sua jornada.
Faça exercícios físicos
Dispensa explicações, o exercício físico aumenta a produção de endorfina e serotonina no nosso corpo, esses hormônios são responsáveis pela sensação de disposição bem-estar e alegria
Utilize afirmações positivas
Escolha algumas afirmações e pratique diariamente, para se fortalecer e romper algumas barreiras que estão enraizadas em seu inconsciente.
Tenha contato com a natureza
Do mesma forma que os exercícios físicos, o contato com a natureza melhora a nossa qualidade de vida. Respire ar puro, alongue-se e ouça com atenção o canto dos pássaros para desacelerar e relaxar.
É hora de colocar essas dicas em prática e ver que, em muitos casos, a única coisa que te impede de prosperar em todas as áreas da sua vida é você mesmo.
Empresária, pós-graduada em Empreendedorismo de Alto Impacto e Inovação Aplicada aos Negócios pela Escola Superior de Empreendedorismo e Gestão de Comunicação e em Marketing pela Universidade de São Paulo – USP. Possui quase 15 anos de experiência como consultora de Marketing. Professora, mãe empreendedora e apaixonada por aprender e ensinar. Foi consultora de Marketing do Sebrae-SP por mais de 10 anos, nos quais realizou consultorias e ministrou palestras e cursos na área de empreendedorismo, estratégias empresariais, marketing digital, divulgação e vendas.