Setor registra crescimento significativo impulsionado pela alta demanda, que chegou a 30% no período
No primeiro semestre de 2023, a importação de carrinhos de bebê, brinquedos, jogos e artigos esportivos atingiu US$418 milhões, apresentando um aumento 51%, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior mapeados pela Vixtra, fintech de comércio exterior. Em valores, o crescimento foi de US$141 milhões em relação ao mesmo período do ano anterior.
Dois fatores contribuíram para esse forte crescimento. O primeiro foi o aumento de custos, que registrou um acréscimo de 16% quando comparado ao mesmo período de 2023. Mas o principal responsável por esse resultado foi a crescente demanda desses itens, que registrou um aumento de 30%.
Leonardo Baltieri, co-CEO da Vixtra, pontua que “a alta na importação de carrinhos de bebê, brinquedos, jogos e artigos esportivos é um reflexo direto da demanda crescente desses produtos no mercado nacional e pode estar relacionada com um maior poder de compra da população que tem investido mais em produtos de bem estar“, avalia. “Com a retomada econômica e a sociedade voltando à rotina, muitas pessoas têm buscado mais opções de lazer“, prossegue. “Além disso, provavelmente, teremos números ainda maiores no segundo semestre, considerando que o pico de importação ocorre entre agosto e setembro para os estoques de Black Friday e Natal“, diz ele.
Um dado que chama a atenção é a força da China nesse mercado. O país é o principal exportador desses produtos para o Brasil, representando 83% do total importado no primeiro semestre de 2023, contra 77% registrados em 2022. Com isso, em valores, esse crescimento chinês representou US$134 milhões, mais de 95% dos US$141 milhões registrados no período. Vietnã com 2,9% e Indonésia com 1,7% completam o top 3 dos principais exportadores.
“A China apresenta uma competitividade enorme relacionada a custos e produção. E no setor de lazer e bem-estar, isso é ainda mais evidente, inclusive pela presença de grandes empresas chinesas disputando a liderança no segmento, como Aliexpress e Shopee“, afirma. “Portanto, não chega a surpreender sua liderança nas exportações desses produtos. Por outro lado, as empresas locais também podem se beneficiar disso, uma vez que podem ter acesso a produtos em condições mais favoráveis e, assim, manter a competitividade de seus negócios“, afirma.
“Por fim, vale destacar também que a importação desses produtos gera empregos indiretos e movimenta a cadeia produtiva nacional, envolvendo transportadoras, distribuidores e varejistas. Além disso, o aumento na demanda também estimula o desenvolvimento e a inovação do setor nacional, impulsionando o crescimento da indústria local de manufatura”, conclui.