Muitos empresários trabalham diariamente, criam, produzem, vendem e no final do mês não veem a cor do dinheiro. Essa é uma queixa que eu ouço com frequência, onde é que eu estou errando? As dividas muitas vezes nos deixam paralisados e com dificuldade de agir, mas se eu estou no escuro, tomar uma decisão acaba sendo muito mais difícil do que se eu estivesse controlando o meu dinheiro de forma mais assertiva.
Organizar e planejar as finanças da sua empresa é fundamental para todos os tipos de negócios, sejam eles composto por centenas de funcionários ou somente pelo empreendedor. Cometemos o equívoco de achar que somente uma empresa maior precisa desse cuidado, mas se eu não sei quanto e como cobrar, não planejo os meus investimentos e gastos, como eu pretendo viver dessa empresa? É hora de arregaçar as mangas e cuidar das suas finanças com o carinho que elas merecem.
Listei algumas dicas para que você comece o seu planejamento financeiro, pode ser que seja mais difícil no início, mas aos poucos essa prática te ajudará a tomar todas as decisões na empresa e você não conseguirá mais viver sem esses controles. Então mão à obra.
Comece o seu planejamento financeiro
É importante enxergar a realidade em que as suas finanças se encontram. Você possui dívidas atrasadas? Caso sim, liste cada uma delas, veja o melhor prazo para pagamento, e tente negociar. Aqui é a hora de você sair do escuro e enxergar como estão as finanças da sua empresa.
Separe o dinheiro da empresa e o seu
É um erro que muitos empresários do pequeno negócio cometem, misturar as finanças pessoais e empresariais. Você precisa anotar os valores que gasta com a sua vida pessoal e os valores que são da empresa. Sem isso, você não saberá qual é o seu salário. Uma sugestão é retirar o pró-labore, salário do dono, mensalmente, e utilizar esse valor para pagar as suas contas pessoais.
Organize as suas despesas e custos
Os custos são os valores que estão ligados diretamente à produção e vendas, já as despesas são todos os valores fundamentais para a manutenção das atividades da empresa.
Liste todos os seus gastos mensais, aluguel, água, luz e demais itens fundamentais para a manutenção do seu negócio, identifique também quais os valores necessários para a sua produção, nenhum item deve ficar de fora.
Cuidado com o seu fluxo de caixa
Empresária, pós-graduada em Empreendedorismo de Alto Impacto e Inovação Aplicada aos Negócios pela Escola Superior de Empreendedorismo e Gestão de Comunicação e em Marketing pela Universidade de São Paulo – USP. Possui quase 15 anos de experiência como consultora de Marketing. Professora, mãe empreendedora e apaixonada por aprender e ensinar. Foi consultora de Marketing do Sebrae-SP por mais de 10 anos, nos quais realizou consultorias e ministrou palestras e cursos na área de empreendedorismo, estratégias empresariais, marketing digital, divulgação e vendas.