Nos últimos anos, percebemos um avanço tecnológico de modo exponencial em todos os seguimentos de mercado. Com o setor de franquias, não foi diferente. As soluções que antes se apresentavam como diferencial passaram a se apresentar como soluções necessárias para a manutenção do negócio. Automatizar processos, integrar ou se valer de Inteligência Artificial, integração de e-commerce e muito mais mostram que o recorte de franquias em 2024 é bem diferente ao comparado com dois momentos anteriores, um recorte de 2019, outro de 2010.
A automação tem se mostrado importante em diferentes frentes. Desde um papel importante em assumir tarefas rotineiras ao ponto de preparar relatórios e entregar dashes capazes de orientar a gestão para entender fortalezas, desafios e oportunidades de eficiência operacional. Um bom exemplo de automação que se percebe, hoje, são os totens de autoatendimento. Por exemplo, o McDonald’s adotou esse tipo de operação em sua rede de restaurantes permitindo que seu time pudesse estar mais focado ao atendimento na fase de preparo dos alimentos, ou em tarefas mais estratégicas conforme a necessidade
Mas não só de totens vive essa evolução. Franquias do seguimento de lavanderia também passaram a utilizar sistemas automatizados para registrar, monitorar e gerenciar o processo desde a lavagem até a entrega das roupas, reduzindo – desse modo também – custos operacionais ao mesmo tempo que passa a ter maior domínio sobre o negócio.
A inteligência Artificial traz às franquias um grande e nova revolução ao permitir uma personalização e uma previsibilidade quando se mostra capaz de analisar e prever padrões de comportamento de clientes, facilitando – assim, o processo de compra; mas também ao permitir que campanhas de publicidade possam ser ajustadas de acordo com as preferências pessoais de cada cliente.
A famosa rede de academias Smart Fit passou a personalizar o programa de treinamento e vender o mesmo como um perfil especializado do seu serviço. Desse modo, o cliente/aluno é capaz de ter programas de exercícios próprios, baseados em suas preferências pessoais e, ainda assim, apresentar dados de desempenho e evolução; gerando relacionamento e ‘conversando’ de perto com quem é capaz de oferecer informações que outras metodologias não seriam capazes.
Já imaginou ter um programa ou aplicação que permita entender direto com seu cliente como ele gosta de lidar com determinados produtos, atividades e/ou serviços?
É sobre isso, é preciso aprender a lidar com os dados. Mas muito antes que isso, é preciso aprender a saber quais dados são importantes e pilares para fazer as perguntas corretas e não temer a resposta. Seguindo essa metodologia, franquias de varejo se valem da Inteligência Artificial para prever demandas, ajustando estoque, evitando desperdícios e reduzindo custos. Com o dado correto é possível trabalhar com o volume ideal de estoque, não imobilizando qualquer capacidade de investimento em itens parados, sem giro.
O comércio eletrônico é um outro fator que consta dentro dessa revolução. Seja por um Marketplace integrado, seja por meio do conceito de “omnichannel”, integrando o físico com o digital, permitindo que o cliente realize compras online ou com a experiência tradicional na loja.
Por sinal, durante a pandemia, tal modelo salvou muitas empresas de ruírem. Franquias no segmento de alimentação também se desenvolveram, se adaptaram e levaram suas operações ao ambiente virtual por meio de plataformas de pedidos online e aplicativos. Essa ‘virada de chave’ permitiu um fluxo capaz de manter diversos negócios em funcionamento, ao mesmo tempo que gerou conveniência e satisfação. Nesse sentido, para quem deseja empreender por meio de franquias, antes de fechar o negócio observe e opte, se puder, por uma que tenha um e-commerce integrado e validado. Clientes modernos são mais exigentes, seja exigente você como cliente no período pré-assinatura de aquisição.
A gestão é outra que pode e deve ser impactada pela tecnologia. Os processos de acompanhamento, bem como treinamentos e controle de qualidade podem ser trabalhadas por meio do e-learning, padronizando e cooperando para que a qualidade do produto ou serviço entregue esteja dentro do esperado pela franqueadora. Entretanto, mais uma vez, é preciso ter em mente de modo claro os indicadores que são responsáveis pelos seus resultados.
Por fim, investir em modelos de franquia que já adotam tais tecnologias oferece uma clara vantagem em um cenário competitivo. A revolução tecnológica dentro do franchising ultrapassa a adoção apenas de novas ferramentas; ela tratam da forma como as franquias operam e lidam
com seus clientes. O futuro do segmento de franquias está ‘linkado’ ao progresso do processo tecnológico. Quem souber ler mais rápido e entender de modo mais ágil, estarão capacitados a essa nova realidade, mostrando se competitivos no mundo dos negócios.
Empresário no Segmento de Franquias com experiência em Gestão de Clientes Corporativos há mais de 25 anos. Multiprofissional formado em Comunicação com habilitação em Jornalismo pela UVA – Universidade Veiga de Almeida (RJ), com experiência em documentário, fotografia, rádio e produção de conteúdo pela Agência ZeroUm, SP.