Pesquisas apontam que incentivos e bem-estar no trabalho superam o salário na avaliação de profissionais, impulsionando empresas a investirem em benefícios diferenciados
Em um mercado de trabalho dinâmico, impulsionado pela pujança de setores como a indústria goiana e pelas novas preferências dos profissionais, o salário deixou de ser o único fator determinante na escolha e permanência em um emprego. Segundo levantamentos recentes, os benefícios extras e as condições de trabalho têm ganhado destaque na avaliação dos candidatos e colaboradores. Uma pesquisa da consultoria de carreira e recrutamento Robert Half revelou que expressivos 93% dos profissionais consideram os incentivos oferecidos antes de aceitar uma proposta de trabalho. Paralelamente, um estudo da Engaja S/A no Brasil aponta que benefícios focados no bem-estar no ambiente de trabalho geram maior engajamento entre os colaboradores. Curiosamente, embora a diferença seja pequena, 57,62% dos entrevistados consideram os benefícios mais importantes que o salário, enquanto 55,77% ainda priorizam a remuneração. Esses dados reforçam a ideia de que a qualidade dos benefícios e das condições de trabalho pode ter um peso maior do que o salário para os funcionários, uma reflexão pertinente para o Dia do Trabalhador.
Atenta a essa tendência, um número crescente de empresas está investindo em benefícios que vão além dos direitos trabalhistas garantidos por lei. Um exemplo notável é a Marajoara Laticínios, uma indústria leiteira localizada em Hidrolândia, no interior de Goiás. A empresa oferece aos seus colaboradores plano de saúde, plano odontológico e seguro de vida.
Na área de alimentação, a Marajoara Laticínios também demonstra cuidado com seus funcionários. Dependendo da função exercida, o colaborador pode utilizar o refeitório da empresa ou receber mensalmente uma cesta básica. Adicionalmente, todos os funcionários têm acesso a uma copa equipada com geladeira, fogão e micro-ondas, oferecendo a flexibilidade de preparar refeições no local ou trazer comida de casa. Um diferencial interessante é que a copa é abastecida com produtos da própria marca Marajoara, disponíveis à vontade, e os funcionários têm a oportunidade de adquirir esses mesmos produtos a preço de custo.
Outro benefício relevante oferecido pela empresa é o transporte. Além do vale-transporte, um direito assegurado por lei, os funcionários da Marajoara contam com um serviço de micro-ônibus particular da empresa. Esse transporte realiza rotas de Hidrolândia para Goiânia e da capital para Aparecida de Goiânia, fazendo o percurso inverso ao final do expediente, facilitando significativamente a locomoção dos trabalhadores até o local de trabalho.
Vinícius Junqueira, diretor geral da Marajoara Laticínios, enfatiza a importância de “pensar na configuração da empresa para prever o que pode facilitar a rotina daquele trabalhador, de modo que ele se sinta atraído pela vaga e incentivado a continuar”. Ele esclarece a distinção entre direitos e benefícios, explicando que direitos como férias, 13º salário, acesso a benefícios sociais e vale-transporte são obrigações do empregador. “O que buscamos é ir além do dever como empregador e trazer incentivos que complementam na rotina do trabalhador”, conclui Vinícius.

