*Por: Igor Vazzoler, Fundador e CEO da Progic. Foto: Divulgação – Igor Vazzoler

A inteligência artificial será, sem dúvidas, uma grande tendência de investimento na Comunicação Interna das organizações nos próximos anos. (continue lendo)

A inteligência artificial será, sem dúvidas, uma grande tendência de investimento na Comunicação Interna das organizações nos próximos anos. Ela pode ajudar as empresas a melhorar sua eficiência, aumentar sua competitividade e fornecer soluções inovadoras para desafios antigos. O estudo “Futuro do Trabalho”, conduzido pelo Fórum Econômico Mundial, revela que mais de 75% das empresas planejam integrar IA em seus processos nos próximos anos.

Como a Inteligência Artificial pode ajudar a Comunicação Interna?

A comunicação interna pode ser entendida como um conjunto de ações feitas por meio de canais para atrair os colaboradores com a organização. É por meio dela que toda e qualquer informação é repassada, permitindo que os funcionários entendam as expectativas e objetivos da empresa, se sintam valorizados e engajados, além de estabelecer uma cultura de trabalho colaborativa.  

A inteligência artificial pode beneficiar a comunicação interna de diversas formas. Uma delas é a criação de chatbots, que são assistentes virtuais programados para responder perguntas e fornecer informações, para ajudar os colaboradores a resolverem suas dúvidas em tempo real. Essa tecnologia pode ser bastante útil para empresas com grande número de funcionários ou equipes distribuídas em diferentes ambientes, tornando a comunicação mais eficiente e aumentando a satisfação do time. 

Outra forma é por meio da personalização de conteúdo, quando se torna possível entregar informações relevantes e personalizadas para cada colaborador, com base em seu perfil, histórico de interação com a instituição e outros fatores. Isso pode ser feito por meio de plataformas que utilizam algoritmos para recomendar especificamente para cada usuário. 

A automatização dos processos de C.I., como o envio de lembretes, agendas, comunicados e notificações, é mais um benefício alcançado pela inteligência artificial. Isso possibilita que os profissionais de RH tenham mais tempo para focar em atividades mais estratégicas, enquanto a IA cuida dos processos operacionais, aumentando a eficiência da equipe e melhorando a experiência dos colaboradores. 

Além disso, a IA pode ajudar na Comunicação Interna por meio da análise de sentimentos. Atualmente, diversas ferramentas de análise podem ser usadas para avaliar o sentimento geral do quadro de funcionários em relação à empresa, ajudando os profissionais do setor a entender melhor as necessidades e preocupações dos colaboradores e, consequentemente, melhorando a taxa de retenção de talentos.  

Outra aplicação importante da IA é por meio do reconhecimento de voz, que podem ser utilizados para ajudar os funcionários a obter informações e se comunicar com a empresa de forma mais eficiente. É uma tecnologia que permite que as máquinas compreendam e interpretem a fala humana, transformando a voz em texto ou comandos que podem ser utilizados para realizar diversas tarefas. 

Por fim, a IA também pode ser usada para análise de dados. As ferramentas podem ser usadas para avaliar o desempenho e a eficácia das estratégias de Comunicação Interna, fornecendo insights para aprimorar a comunicação com os funcionários.  

À medida que a tecnologia avança e a IA evolui, a comunicação interna continuará a ser uma área de constante transformação e inovação. A inteligência artificial é um poderoso aliado para impulsionar a comunicação interna, permitindo que as empresas construam conexões mais fortes e efetivas entre seus colaboradores, culminando em ambientes de trabalho mais produtivos e colaborativos.

*Igor Gavazzi Vazzoler é o fundador e CEO da Progic. Engenheiro eletricista pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), com MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (2007), Igor fundou a Progic (2008) e atuou na estruturação de todas as áreas da empresa, que atualmente é líder no mercado de TVs corporativas no Brasil.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *