Escolher um ramo para investir no segmento de Franquias, hoje em dia, pode esconder muito mais armadilhas do que se preveem analistas do mercado. Entre o preço idealizada pela Franqueadora e o praticado no mercado, o posicionamento da marca ou mesmo a qualidade do produto devem falar mais alto. Entretanto, nem todos os segmentos permitem essa variação, tornando o valor final embutido no preço um fator determinante para o sucesso.

Dentre as diversas questões a se analisar a longo e médio prazo, a construção do preço dos seus produtos, o grau de recorrência na compra, bem como o desejo criado no seu público são fatores que impulsionam as vendas de seus produtos. Porém, vender nem sempre é sinônimo de sucesso. Algumas empresas estão com vendas em alta, mas com faturamento bem abaixo do ideal para se manterem saudáveis. O que fazer?

Primeiramente, é preciso entender toda a sua planilha de custos e as margens de contribuição de cada produto para a garantia dos valores mínimos de operação da sua unidade. E, dentro dessa avaliação, cada centavo gasto deve estar descrito para que se entendam os ajustes possíveis e os necessários a se fazer. Tal como no orçamento familiar pessoal, escolhas fazem parte do resultado. E esse resultado passa pela seleção do ponto de venda, pelo valor do aluguel, pela quantidade de colaboradores e, também, pela jornada de trabalho a ser absorvida.

São tantas as variáveis que você empresário pode não se dar conta que alguns gastos fixos podem estar consumindo muito mais do que você planejou, mais que o retorno atual e do planejado, inviabilizando investimentos e sobrecarregando uma equipe sem condições de reverter o jogo na prática. Entender as possibilidades é poder corrigir o rumo para que as margens existam e que sejam positivas para o seu negócio.

Para além da margem de operação, o ‘lucro’ existente deve ser capaz, ainda, de arcar com os impostos envolvidos, deixando sobras para que exista a possibilidade de reinvestimento na própria empresa. Afinal, competir nos mercados não pode ser uma opção, precisa ser uma necessidade olhada com viés estratégico e sem margens para erro.

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