Evento no dia 17 de julho amplia ações sustentáveis com o projeto “Eu Plastifico, Nós Reciclamos”
No próximo dia 17 de julho, das 8h às 14h, Bragança Paulista sediará mais uma edição do evento Campo Limpo, no Parque de Exposições Dr. Fernando Costa – Posto de Monta. A iniciativa, voltada à coleta de embalagens vazias de defensivos agrícolas, terá uma inovação neste ano: a inclusão do projeto “Eu Plastifico, Nós Reciclamos”, com foco na destinação correta de plásticos agrícolas.
Ampliação da sustentabilidade no campo
A novidade foi inspirada em uma visita técnica feita no final de maio por representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento dos Agronegócios e da empresa Sakata Seed Suldamérica à cidade de Holambra (SP), onde conheceram o projeto desenvolvido pela empresa EACEA.
“Estamos dando um passo importante para ampliar a responsabilidade ambiental no campo, envolvendo desde pequenos produtores até empresas do setor”, destacou a secretaria em nota.
O projeto prevê a coleta e reciclagem de materiais como tubetes e bandejas de polipropileno, tubos gotejadores, filmes plásticos para estufas e mulching agrícola. Todo o material deverá estar limpo, seco, separado por tipo e cor, e acondicionado em big bags.
Descarte responsável e orientação técnica
O evento continua a cumprir sua função principal: receber as embalagens vazias de agrotóxicos, como determina o Decreto Federal nº 4.074/2002, que obriga os produtores a devolverem essas embalagens em até um ano após a compra. Para o descarte correto, os recipientes devem estar lavados por meio da técnica de lavagem tríplice, com tampas separadas e fundos perfurados.
Além da coleta, haverá orientação técnica e distribuição de café da manhã aos produtores. Também será uma oportunidade para conhecer as políticas públicas municipais voltadas ao agronegócio e ao meio ambiente.
“O Campo Limpo é um exemplo de como a colaboração entre setor público, privado e agricultores pode gerar impacto real na preservação dos recursos naturais”, reforça a organização.
Orientações importantes para os produtores:
Para embalagens de defensivos agrícolas:
- Realizar a lavagem tríplice nas embalagens rígidas;
- Separar embalagens laváveis das não laváveis;
- Acondicionar as flexíveis contaminadas em sacos padronizados;
- Entregar dentro do prazo legal (até 1 ano após a compra);
- Guardar os comprovantes de entrega (1 ano), receita agronômica (2 anos) e nota fiscal.
Para plásticos agrícolas:
- Retirar terra e poeira com vassoura ou sacudindo o material;
- Separar por tipo e cor;
- Dobrar e compactar os plásticos flexíveis em big bags.

