Estudo do Sebrae aponta crescimento de 42% em relação a 2012, mas participação feminina ainda é de 34,1% entre donos de negócios
O Brasil alcançou, em 2024, o maior número de mulheres empreendedoras da série histórica: 10,4 milhões. O dado faz parte do estudo “Empreendedorismo Feminino – Sob a Ótica da PNAD Contínua”, realizado pelo Sebrae com base em informações do IBGE. O levantamento mostra que houve crescimento de 42% em relação a 2012, mas a presença feminina ainda está abaixo do potencial, já que elas representam apenas 34,1% dos donos de negócios, embora sejam 51,7% da população em idade ativa.
Trajetória de destaque
Nesse cenário, a médica veterinária Juliana Stephani fundou a PETFriendly Turismo, agência especializada no transporte de cães e gatos. A empreendedora, que estudou fora do Brasil e uniu a paixão pelos animais e pelas viagens, criou um negócio que já realizou mais de 7 mil serviços e atendeu 1,9 mil clientes.
“As mulheres trazem uma visão humanizada, detalhista e inovadora para os negócios. O crescimento do empreendedorismo feminino no Brasil é uma oportunidade para mostrar que podemos ocupar cada vez mais espaços estratégicos e gerar impacto positivo na sociedade”, destaca Juliana.
Resultados e expansão
Em 2024, a PETFriendly Turismo faturou R$ 3,5 milhões e atualmente organiza cerca de 70 viagens mensais. A meta é chegar a 100 deslocamentos até o fim de 2025, com um plano de expansão que projeta crescimento de 15% no próximo ano.
A empresa oferece serviços que vão do planejamento de rotas e emissão de documentos internacionais à comercialização de caixas e bolsas de transporte, além do acompanhamento dos pets durante o trajeto. Entre os próximos passos estão suporte presencial em aeroportos, emissão de certificações e vistos para tutores e o desenvolvimento de aplicativos para facilitar a comunicação com companhias aéreas.

