As vendas físicas do varejo alimentar brasileiro cresceram no terceiro trimestre de 2024, impulsionadas pela classe C e pela presença cada vez maior da Geração Z, segundo estudo da TOTVS
O varejo alimentar brasileiro fechou o terceiro trimestre de 2024 com um aumento de 8% nas vendas em comparação ao mesmo período de 2023. Segundo o Monitor do Varejo Alimentar da TOTVS, o levantamento foi realizado pela plataforma TOTVS Index – Tail e analisou mais de 209,3 milhões de transações em 1.581 supermercados, totalizando R$ 23,5 bilhões em faturamento.
Apesar desse crescimento no trimestre, o desempenho de setembro revelou sinais de desaceleração, com um aumento de apenas 2% em relação ao mesmo mês no ano anterior, enquanto julho e agosto registraram altas mais expressivas, de 9% e 11%, respectivamente. Outros dados apontaram um aumento de 3% no volume total de compras e um gasto médio de R$ 112,42 por transação, representando uma alta de 5%.
Perfil do Consumidor e Comportamento de Compra
O estudo da TOTVS destaca que, independentemente do tipo de compra, os consumidores aumentaram o valor médio das cestas. Nas cestas de abastecimento (com mais de 25 itens), o gasto médio subiu 7,71%, passando de R$ 496,34 para R$ 534,59. Já as cestas de reposição (12 a 25 itens) registraram aumento de 5,5%, subindo para R$ 184,73. O valor das cestas menores, de conveniência (5 a 11 itens), cresceu 4,64%, enquanto as cestas de emergência (até 4 itens) apresentaram um aumento de 1,96%.
As compras de emergência são as mais comuns, representando 46,40% das visitas aos supermercados, seguidas por compras de conveniência (29,79%), reposição (15,14%) e abastecimento (8,67%).
“A tendência de compras menores entre os brasileiros abre espaço para a atuação dos varejos de proximidade, que têm ganhado relevância na rotina da população”, comenta Elói Assis, diretor-executivo para Varejo da TOTVS. “Esses dados são valiosos para os varejistas acompanharem o mercado e para as empresas de bens de consumo guiarem suas estratégias”.
Composição da Cesta e Perfil dos Compradores
As categorias de produtos mais adquiridas no trimestre foram frutas frescas (28,9%), produtos de padaria (26,9%), guloseimas (23,2%), bebidas gaseificadas (22,2%) e vegetais (21,5%). O maior crescimento foi observado na categoria de padaria (+8,1%), enquanto doces e confeitaria tiveram a maior queda (-25,1%).
No perfil dos compradores, as mulheres representaram 54,35% das transações no trimestre. A Geração X foi a mais ativa (34%), seguida pela Geração Y (32,2%). A Geração Z destacou-se com um aumento de 15,28% em sua frequência nas compras.
Liderando a fatia de consumidores, a classe C foi responsável por 50,78% das transações. Em seguida vieram as classes D (24,46%), B (24,27%) e A (0,48%). Houve ainda um aumento de 6,28% na participação da classe D em relação ao ano passado.
Sobre o Monitor do Varejo Alimentar da TOTVS
O Monitor do Varejo Alimentar é realizado pela TOTVS com a solução TOTVS Index – Tail, uma ferramenta que oferece índices de vendas em supermercados de todas as regiões do Brasil. A solução agrega inteligência de dados em conformidade com a LGPD e fornece insights para estratégias comerciais e de marketing de empresas de varejo e bens de consumo.