Empreendedorismo é um termo que está em alta, muito se fala sobre essa competência. Se você faz algo novo, resolve um problema e realiza ações com foco em melhorias nos resultados da empresa, você é um empreendedor.

Mas e se eu trabalho registrado em uma empresa, e não quero abrir o meu próprio negócio, também posso ser empreendedor?

Sem dúvida. O que diferencia um trabalhador comum de outra pessoa, são os comportamentos e atitudes proativas que ele executa em seu dia a dia, e não somente mantendo uma postura passiva, realizado somente as tarefas que é solicitado.

Um termo que podemos utilizar é o Intraempreendedorismo, que é a habilidade de empreender dentro da organização em que você atua.

Ser intraempreendedor é uma oportunidade para você testar os seus comportamentos empreendedores, e destacar-se em um mercado cada vez mais concorrido e desafiador. Para o empresário que estimula em sua equipe essa atitude, terá como benefícios colaboradores mais motivada, retendo e desenvolvendo os seus talentos.

Mas na prática, como podemos desenvolver ações para empreender em seu local de trabalho?

  • Identifique a receptividade dos gestores.

Ter abertura da alta liderança da empresa é fundamental para que você inicie a sua jornada empreendedora com a sua carteira de trabalho assinada.

  • Identifique em você comportamentos empreendedores

Já falamos sobre as 10 características de comportamento empreendedor das pessoas de alta performance. Conhecer cada uma delas e estimular esses comportamentos em você, fará com que obtenha ainda mais sucesso em suas ações. Uma dica é que os comportamentos possam ser desenvolvidos de forma simultânea com a sua atuação na empresa. Não espere o momento certo para começar, mas tenha humildade para saber que é necessário desenvolver-se a cada dia.

  • Tenha uma visão ampla

Conhecer os vários departamentos da empresa e seus desafios, é importante para ter um melhor entendimento da empresa, não ficando limitado somente ao seu departamento, mas lembre-se de começar propondo ações que você tenha autonomia para desenvolver.

  • Aceite novas responsabilidades

Quando propomos uma ideia ou melhoria na empresa, é comum que a responsabilidade de implementa-la seja direcionada para nós, então esteja preparado para assumir novos papeis.

  • Goste de novidade e resolução de problemas

Como sabemos que o empreendedor é quem resolve problemas, propõem soluções e possui um pensamento focado em melhorias, é importante estarmos dispostos e com esse objetivo. Um intraempreendedor nunca arruma desculpas para os problemas, mas indicam formas de resolver cada um deles.

  • Não tem medo de arriscar e errar

Você pode até ter medo de mudança e novidade, mas não pode deixar as preocupações te paralisarem. Uma das características de um empreendedor de sucesso é correr risco calculado, portanto, não é para se arriscar sem um planejamento prévio, mas se você está certo da melhoria que pretende propor, teste e aplique.

Com o andamento dessas ações, como diz o grande empresário Gerald Rufino, você irá empreender no CNPJ dos outros, antes de abrir o seu próprio CNPJ

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *