Você já parou para pensar nisso?
Apesar de o ser humano se deslocar por vários motivos, nossa história mostra que o turismo esteve ligado ao descanso, ao encontro com familiares e amigos, à cultura e ao trabalho. Vários eram os motivos, e isso só me faz pensar que viajar é essencial em qualquer tempo — e, se me permitirem ir um pouco mais longe, acredito que seja vital para a sobrevivência e qualidade de vida do ser humano.
A principal finalidade do movimento turístico na Grécia Antiga era assistir aos Jogos Olímpicos.
Já no Império Romano, o interesse era pelas termas, teatros e espetáculos.
Na Idade Média, consta o surgimento de pousadas e hotéis.
Em registros do século XIX temos:
1841 – registro da primeira viagem em grupo organizada por Thomas Cook.
Ocorreu o aprimoramento dos transportes e o surgimento das viagens internacionais, sendo a Europa o principal emissor de turistas do mundo.
Seguindo para o século XX:
As viagens em massa se fortalecem, e o aumento do fluxo trouxe o reconhecimento da atividade na geração de emprego e renda.
Novos modelos de negócios voltados ao segmento foram criados e desenvolvidos, trazendo uma maior organização e a criação de agências de turismo.
Nos dias de hoje, temos o chamado Turismo Moderno, e podemos afirmar que somente após a Revolução Industrial o turismo se desenvolveu. Com o aperfeiçoamento dos transportes, da comunicação e a diminuição de custos, as viagens tornaram-se mais atrativas.
Outros fatores também colaboraram para isso:
- Êxodo rural para as cidades com mais oportunidades de emprego e estudo.
- Aumento do poder aquisitivo da população.
- Maior necessidade de lazer e descanso.
- Várias opções de entretenimento e atrações.
Porém, nesse início, a classe alta era privilegiada, e foi com a chegada dos automóveis que o turismo em massa tomou força — passou a ser mais constante e perceptível.
A história deste segmento é repleta de inovação, porém os motivos que levam o ser humano a se deslocar não mudaram tanto, não é?
A pergunta que tenho feito ultimamente é: o que nos move para o desconhecido?
Que tal uma viagem para a Lua, Marte ou outra galáxia? O Turismo Espacial é uma realidade. Sim, o ser humano está trabalhando muito e superinteressado por essas novas experiências. Claro que o acesso é limitado e ainda pouco conhecido, mas vamos falar a verdade: seria incrível uma viagem ao espaço. Simplesmente inesquecível, surpreendente, fantástico e lindo. Sinceramente, isso não está longe de ocorrer, e, apesar dos desafios serem gigantes, as consequências são imprevisíveis.
De volta a este planeta — que, por enquanto, é o mais possível —, a ideia de passar por novas experiências é a grande tendência do momento. O famoso Turismo de Experiência já faz parte do nosso dia a dia: proporcionar à pessoa a possibilidade de algo novo, inusitado e, por vezes, extravagante é o que nos move!
Como disse Mario Quintana: “Viajar é trocar a roupa da alma.”
Vamos em frente, turistar bastante e ver o mundo com outros olhos.

Pós-graduada em Habilidades Gerenciais, com formação em Marketing e pós-graduada em ESG (Environmental, Social and Governance) e Habilidades Gerenciais, possui vasta experiência na área de Turismo. Atualmente é gestora Executiva e Relacionamento do Atibaia e Região Convention e Visitors Bureau. Empresária e consultora, participante do Conselho de Turismo, Conselho Estatual do Monumento Natural da Pedra Grande e Conselho do Parque Grota Funda. Defensora do cooperativismo e associativismo, sempre conectada aos principais temas relacionados ao Turismo, onde atua há 23 anos.

