No centro, a presidente da CMEC, Ana Claudia Badra Cotait e o presidente da Facesp, Alfredo Cotait Neto, na assinatura do convêncio de cooperação técnica com o Sebrae-SP. Foto: Divulgação Facesp

Com cerca de 1500 inscritos, 20° Congresso Facesp que acontece em Atibaia-SP tem como tema “Ideias Inovadoras para um cenário desafiador”. Federação que promove o evento comemora 60 anos de atividades dedicadas ao empreendedorismo e à livre iniciativa

Começou nesta segunda (27), no Hotel Tauá, em Atibaia (SP), o 20º Congresso da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). A cerimônia de abertura do evento foi apresentada pelo presidente da entidade, Alfredo Cotait Neto, e contou com a presença do vice-governador do Estado de São Paulo, Felício Ramuth, do secretário estadual de governo e relações institucionais, Gilberto Kassab, e do secretário de projetos estratégicos do governo Tarcísio de Freitas, Guilherme Afif Domingos.

Cotait deixou clara a importância da união das associações comerciais paulistas na defesa do empreendedorismo e da livre iniciativa.

Participaram também o deputado federal Marco Bertaiolli, que representou o presidente da Câmara Federal, Arthur Lyra, e o deputado estadual Itamar Borges, representando o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, André do Padro.

A presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Facesp, Ana Claudia Badra Cotait, assinou, durante o evento, um convênio de cooperação técnica entre o Sebrae-SP e a Facesp por meio do CMEC com o intuito de capacitar as MPEs estabelecidas no estado.

Representando Sebrae, assinaram Nelson Hervey, superintendente do Sebrae em São Paulo, e o presidente nacional do serviço, Carlos Melles, que falou sobre a importância das associações comerciais para a geração de empregos e para o empreendedorismo.

Gilberto Kassab falou sobre a importância de um evento como o Congresso da Facesp acontecer, finalmente, após 4 anos. “Num tempo em que os eventos estão acontecendo de maneira remota, um congresso como este é uma homenagem ao trabalho do presidente e dos vice-presidentes desta entidade tão fundamental para o empreendedorismo no estado de São Paulo”, comentou.

Guilherme Afif Domingos. Foto: divulgação Facesp

Já Guilherme Afif Domingos, homenageado e lembrado por todos como uma das principais figuras da história da Facesp, lembrou como é fundamental a força do empreendedorismo representado pelas associações comerciais: “Temos que tirar o estado das nossas costas. Somos uma força importante e tenho certeza que unidos conseguimos remover os obstáculos que atrapalham e complicam o dia a dia do empreendedor”, afirmou. Afif também destacou a importância de ampliar o Programa Jovem Aprendiz, permitindo que as MPEs também possam contratar jovens em idade do primeiro emprego.

Falaram também o deputado federal Marco Bertaiolli, um dos principais representantes do empreendedorismo na Câmara Federal, que também comemorou a realização do congresso após a pandemia. ”Estamos homenageando o trabalho de todos e especialmente o esforço do presidente Cotait”, reiterou.

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 128 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

Sobre a Facesp: A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo – FACESP – nasceu em 16 de setembro de 1963. Seu ideal, a harmonia e solidariedade entre os órgãos representativos das classes empresariais do Estado. Sua missão, sustentar, defender e reivindicar, perante os poderes públicos, os interesses e as aspirações coletivas das filiadas à entidade e desenvolver um sistema econômico, político, social e cultural pautado na liberdade individual e na livre-iniciativa. Tal organização mais estruturada permitiu a atuação alinhada e unida das associações comerciais, diante das necessidades da vida econômica, política e social do Estado de São Paulo e do Brasil.

No decorrer de seus 59 anos de existência, a FACESP foi protagonista de movimentos importantes para o empresariado comercial e industrial e para o bem comum. Agregando as Associações Comerciais paulistas nesse tempo, a entidade possibilitou o compartilhamento de problemas comuns e ações estratégicas conjuntas, participando e contribuindo para ações decisórias importantes nos âmbitos federal, estadual e municipal, em benefício do empresário brasileiro. Em vários momentos da nossa história, teve papel pioneiro e protagonista na construção de mudanças que visavam a um mundo melhor, assumindo posições importantes em defesa das micro e pequenas empresas, da livre-iniciativa, da democracia, da simplificação do sistema fiscal, das reformas tributárias, da responsabilidade fiscal, do repúdio à corrupção, entre outras.

Ao olhar para esses 59 anos é possível perceber que passado e presente norteiam o futuro, sendo de extrema importância acompanhar sua trajetória e compreender o seu papel de agente propulsor.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *