73% das empreendedoras brasileiras são mães, e 37% delas enfrentam os desafios de equilibrar negócios e família como mães solo, aponta a Pesquisa IRME 2024
A Pesquisa Empreendedoras e Seus Negócios 2024, conduzida pelo Instituto RME em parceria com a Rede Mulher Empreendedora, trouxe à tona os desafios e desigualdades enfrentados pelas mulheres no mercado. Entre os destaques, está o dado de que 73% das empreendedoras brasileiras são mães, e, destas, 37% são mães solo.
“Desde 2016, realizamos essa pesquisa anualmente. Um ponto de destaque: 73% das empreendedoras são mães, e mais de 68% afirmam que os filhos vieram antes de serem empreendedoras, o que mostra, claramente, muita resistência no nosso mercado de trabalho em aceitar uma mãe enquanto profissional. Nestes casos, o caminho que resta é o do empreendedorismo,” explica Ana Fontes, empreendedora social e fundadora da Rede Mulher Empreendedora e do Instituto RME.
O levantamento também aponta que 60% das empreendedoras têm entre 30 e 49 anos, e 52% possuem ensino superior. No entanto, o recorte racial evidencia desigualdades significativas: enquanto 61% das mulheres brancas têm ensino superior, apenas 44% das pretas e pardas alcançam esse nível educacional.
A distribuição geográfica das empreendedoras mostra maior concentração no Sudeste (45%) e Nordeste (25%), com menor participação no Centro-Oeste (5%), Norte (8%), e Sul (16%).
Desigualdades financeiras
A análise por cor/raça também expôs disparidades financeiras: metade das empreendedoras pretas e pardas (49%) faturam até R$ 2.000 mensais, contra 36% das brancas. Além disso, 52% das pretas e pardas relatam dívidas, índice superior ao das brancas (45%).
“50% das empreendedoras não recebem nenhum tipo de ajuda na sua casa ou em seu negócio. Isso mostra o quanto a empreendedora tem que dar conta de tudo, e não é à toa que muitas sentem uma sobrecarga mental grande,” destaca Ana Fontes.
Motivações para empreender
A principal motivação para o empreendedorismo é a busca por independência financeira, especialmente entre mulheres pretas e pardas (48%). Muitas também enxergam no empreendedorismo uma forma de complementar a renda (39%).
Entre as mulheres brancas, a flexibilidade de horário foi destacada como um dos fatores determinantes para iniciar um negócio (41%).
Sobre a pesquisa
A Pesquisa IRME 2024 foi realizada pela Ideafix Pesquisas Corporativas, utilizando metodologia quantitativa, com base em 2.141 respondentes. A coleta de dados ocorreu entre agosto e setembro de 2024, com 94% das participantes sendo brasileiras e 5% estrangeiras, em sua maioria venezuelanas não refugiadas.