Em meio aos obstáculos esperados para o ano, como a elevação da taxa de juros, consumidor pode dispor de assessoria diferenciada para alugar e mesmo adquirir um bom imóvel para morar ou investir
O mercado imobiliário, que em 2024 precisou se adaptar a oscilações econômicas para atingir bons resultados em lançamentos e vendas, se prepara para enfrentar desafios também em 2025. Entre os principais obstáculos está a elevação da taxa de juros, que pode restringir o acesso ao crédito. No entanto, especialistas apontam que, mesmo diante das dificuldades, o momento pode representar oportunidades estratégicas para quem deseja alugar ou adquirir um imóvel, seja para morar ou investir.
Um levantamento da Urban Systems, empresa de inteligência de mercado e consultoria em negócios imobiliários, destaca o potencial de investimentos em polos estratégicos do Estado de São Paulo. Entre os dez municípios com maior destaque, seis estão na Região Metropolitana de Campinas (RMC): além da cidade-sede, aparecem na lista Paulínia, Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré, Hortolândia e Valinhos.
Campinas, especificamente, se destaca nacionalmente no setor imobiliário. A cidade está entre as 50 melhores do Brasil para investimentos, segundo a Urban Systems, e ocupa a 4ª posição no ranking paulista para o setor agropecuário. No cenário nacional, é a 15ª no setor industrial, 25ª em comércio, 36ª em serviços e 41ª em saúde.
Cenário propício para investimentos
“Entre indicadores de desenvolvimento tão importantes, Campinas, as cidades da RMC e o Estado de São Paulo como um todo oferecem oportunidades únicas de negócios imobiliários”, afirma Mauro Macedo, diretor regional da ABMI (Associação Brasileira do Mercado Imobiliário).
Para ele, ao buscar um bom investimento, é essencial olhar além dos empreendimentos de alto padrão. “Fora desta esfera de grandes investimentos, há um mercado intermediário com excelentes oportunidades para o consumidor”, diz.
Um exemplo apontado pelo especialista são os imóveis no bairro Cambuí, em Campinas. Segundo Macedo, existem unidades bem localizadas e com preços atrativos que podem gerar grande valorização para quem estiver disposto a investir em reformas. “Quem compra um apartamento nestas condições tem um ativo imobiliário com grande potencial de valorização”, explica.
Do ponto de vista do aluguel, ele reforça que há grande demanda para unidades de dois dormitórios no bairro, que conta com infraestrutura completa de comércio e serviços.
Assessoria especializada é essencial para boas oportunidades
Para encontrar boas oportunidades, Macedo recomenda que o consumidor busque apoio especializado para além do processo de venda. “Uma assessoria bem estruturada deve entender as reais necessidades do cliente, proporcionando uma abordagem personalizada e alinhada aos seus objetivos”, pontua.
Atuando há 30 anos no setor imobiliário, a homehunters, empresa da qual Macedo é CEO e fundador, tem se transformado para acompanhar as novas demandas do mercado. “O comportamento do consumidor mudou significativamente, assim como a forma de comprar, alugar e investir. Hoje, o atendimento precisa ir além da transação comercial, oferecendo soluções estratégicas que resultem em negócios vantajosos e sustentáveis”, conclui.

