Para garantir a segurança nas vendas durante uma das datas mais importantes do varejo, empreendedores devem redobrar os cuidados com fraudes e golpes, tanto nas lojas físicas quanto no e-commerce
Com mais de 1 milhão de tentativas de fraudes registradas mensalmente no Brasil — uma a cada 2,2 segundos — o período do Dia dos Pais, quarta data comemorativa mais expressiva do varejo, exige atenção redobrada dos empreendedores. A movimentação nas vendas cresce, mas também o risco de golpes e prejuízos que podem impactar diretamente o caixa do negócio.
Segurança como prioridade
Lourdes Quintana, superintendente de prevenção a atos ilícitos da Getnet Brasil, destaca que “o Dia dos Pais é uma celebração que movimenta a economia no segundo semestre. Por isso é importante que o empreendedor foque em proporcionar a melhor experiência para seus clientes, sem se preocupar com golpes. A segurança é um pilar essencial para construir uma relação de confiança e fidelizar o consumidor”.
Pensando nisso, a Getnet, fintech de pagamentos do grupo Santander, reuniu orientações práticas para ajudar comerciantes físicos e online a enfrentarem o período com mais segurança.
Para o comércio físico
- Confirme o Pix antes de liberar o produto: sempre verifique no aplicativo ou extrato bancário se o valor foi realmente creditado — comprovantes podem ser falsificados.
- Evite o golpe da troca de maquininha: mantenha atenção constante no equipamento para não ser substituído por outro, que desvia os pagamentos.
- Não aceite visitas técnicas sem agendamento: oriente a equipe a só entregar equipamentos com contato oficial prévio da empresa responsável.
Para lojas online
- Monitore padrões suspeitos: como um único cliente utilizando diversos cartões em pouco tempo, ou muitos pedidos para um mesmo endereço.
- Proteja os dados do consumidor: invista em plataformas seguras, com certificados SSL e sistemas antifraude.
- Cuidado com o chargeback em links de pagamento: confirme a identidade do comprador, detalhe os itens na fatura, guarde comprovantes e rastreie transações suspeitas.
Prevenir é garantir mais vendas
“Datas de grande movimento como o Dia dos Pais exigem uma operação inteligente e segura. Ferramentas que validam transações em tempo real e protegem o lojista contra fraudes e chargebacks são essenciais. Investir em prevenção é garantir a saúde financeira do negócio e a confiança do cliente, resultando em mais vendas e fidelização”, conclui Lourdes Quintana.

