Receita Federal libera funcionalidade que permite aos contribuintes do Simples Nacional e MEIs escolher a quantidade de parcelas para regularizar débitos, respeitando limite máximo de 60 prestações
A Receita Federal lançou uma atualização no sistema de parcelamento ordinário que amplia a autonomia dos micro e pequenos empresários na regularização de dívidas. Agora, ao solicitar o parcelamento, os contribuintes do Simples Nacional e Microempreendedores Individuais (MEIs) podem escolher a quantidade de parcelas que melhor se encaixa em sua situação financeira.
Mais autonomia para o planejamento financeiro
O limite máximo para parcelamento é de 60 meses, com parcelas mínimas de R$ 300 para empresas do Simples Nacional e R$ 50 para MEIs. A mudança visa facilitar o fluxo de caixa das empresas e contribuir para o cumprimento das obrigações fiscais.
Mafrys Gomes, especialista em tributação e contabilidade, destaca que “essa atualização no sistema traz um grande benefício para os pequenos empresários, que agora podem planejar seus pagamentos com maior flexibilidade, adequando as parcelas à realidade financeira de seus negócios”.
Serviços digitais ampliam praticidade
A funcionalidade está disponível no Portal do Simples Nacional e no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), fortalecendo a digitalização dos serviços da Receita Federal e facilitando o acesso dos contribuintes.

