(Foto: Bar do Davi)
Com a fundação de núcleos em comunidades espalhadas pelo país, a Abrasel busca apoiar e incentivar quem empreende no setor
As periferias brasileiras têm se destacado na economia do país, com uma renda total de R$202 bilhões em 2022, segundo dados do DataFavela. Entre os negócios presentes nessas comunidades, os restaurantes e estabelecimentos de venda de refeições representam a maior parcela, com 15% de participação.
De acordo com o DataFavela, 35% dos moradores de periferias entrevistados têm o sonho de abrir seu próprio negócio, totalizando 6 milhões de pessoas. Entre eles, 68% desejam empreender na própria comunidade. Foi na favela onde vive, na Comunidade do Dendê, em Fortaleza, que Ivanda Braga, líder do primeiro núcleo da Abrasel em favelas, iniciou seu negócio de confeitaria de bolos, o Ivanda Cake, em meados de 2016.
A líder do núcleo da Abrasel no Dendê é uma das 5,2 milhões de pessoas que vivem nas comunidades do Brasil e têm seu próprio negócio. Agora, à frente do núcleo, seu objetivo é contribuir para que mais moradores empreendam nessas regiões.
Com a criação de núcleos da Abrasel nas favelas, a associação busca estar mais próxima do empreendedor da periferia, representando e desenvolvendo o setor de alimentação fora do lar de forma inclusiva em todas as partes do país.
A iniciativa ressalta a necessidade de romper as barreiras sociais e superar o receio de adentrar as favelas. É fundamental direcionar a atenção para a periferia, reconhecendo seu potencial empreendedor e oferecendo oportunidades para que esses talentos possam se destacar e contribuir para o crescimento econômico do país. A criação de núcleos da Abrasel é um passo relevante nesse sentido, demonstrando o compromisso em promover a inclusão e o desenvolvimento sustentável em todas as regiões do Brasil.