Da Redação. Reportagem: Priscila Seabra.
Com a pandemia, novos brechós foram abertos. Um nicho de mercado para quem valoriza peças únicas, seminovas, a um bom preço.
Seguindo uma tendência mundial, a economia sustentável vem sendo cada vez mais seguida e procurada por diversos públicos no país – não importando a idade ou classe social. Aqui, o que importa é repensar os processos econômicos, reutilizar, aproveitando da melhor forma os recursos naturais – sem afetar ainda mais o nosso meio ambiente.
E existem muitas pessoas que já estão de olho nesse nicho de mercado, que é o empreendedorismo sustentável, como nos casos dos proprietários de brechó. É o que demonstram dados levantados pelo Sebrae, com base em informações da Receita Federal: a abertura de comércios de produtos de segunda mão no país cresceu 48,58% entre os primeiros semestres de 2020 e 2021. Somente no primeiro semestre de 2021- durante a pandemia – foram abertas 2.104 empresas nesse segmento.
Em São Paulo, além dos muitos brechós onde podem ser garimpadas boas peças, também ocorrem grandes feiras de brechós – e é aí que os empreendedores garimpeiros encontram muitas das peças que irão atrair e encantar seus clientes.
Mairiporã, município da região metropolitana de São Paulo, com os seus 101,9 mil habitantes, também conta com brechós voltados tanto para o público que procura apenas preço baixo, como aqueles que apreciam roupas de qualidade a um preço justo, como é o caso do Brechó Linda Rosa.
Após trabalhar na área de faturamento, em 2021, durante a pandemia, Aline Rosa descobriu que poderia ser empreendedora. Proprietária do Brechó Linda Rosa, encontrou em seu closet uma nova forma de gerar renda e fazer circular as roupas que não usava mais.
Aline passou a vender roupas usadas e fez sua clientela, começando com dez clientes fixos. Hoje, com cerca de 150 clientes por mês, o brechó é sua única fonte de renda.
Brechó no formato loja
Para quem imaginava o brechó apenas de porta de garagem, com roupas surradas, não sabe que, hoje, existem brechós similares à loja.
“A maioria das peças são novinhas, algumas até na etiqueta. São peças totalmente higienizadas, a loja é cheirosa, limpa, aconchegante, e o atendimento é personalizado. São peças únicas, com preços maravilhosos”, conta a empreendedora.
Nesses dois anos, a proprietária do Brechó Linda Rosa já conseguiu traçar o perfil do seu público alvo. São mulheres, entre 20 e 60 anos, bem antenadas com a moda, com poder aquisitivo para comprar tranquilamente um uma loja de shopping. Mas preferem a moda brechó.
“Eu não sabia nada de brechó, não sabia qual era o perfil dos clientes, e é totalmente diferente do que imaginava. Hoje, amo cada peça que encontro”, conclui Aline.
Serviço:
Brechó Linda Rosa – Rua Laudêmio Ramos, 390 – Mairiporã-SP
Instagram: @closet.lindarosabrecho – Cel/WSP: (11) 94122-3479