Da redação. Por: Elaine Lina. (Foto: arquivo pessoal de Érica Borgonovi)

Ainda em comemoração pelo Dia Mundial do Livro, conversamos com Érica Borgonovi para conhecer seu programa “Eu Ser – Leitor” e saber dela como se forma o hábito pela leitura e, mais que isso, as possíveis causas da apatia ou aversão que algumas pessoas têm a ele

Érica Borgonovi, sócia do Instituto eu Ser, é especialista em desenvolvimento humano com uso de ferramentas de coaching e livros como apoio. A empresária conduziu clubes de leitura por muitos anos e, ao longo desse tempo, desenvolveu um método de leitura para quem quer passar a ter este hábito, se desenvolver e ser mais feliz por suas escolhas. Todo esse conhecimento ela compartilha agora por meio de seu programa Eu Ser – Leitor, que se propõe a desenvolver e fomentar seres autônomos e sustentáveis.

Ainda em comemoração ao Dia Mundial do Livro, conversamos com Érica sobre como se forma o hábito pela leitura e, mais que isso, as possíveis causas da apatia – em certos casos, aversão mesmo – que algumas pessoas nutrem por esta prática. Ela nos contou que em sua experiência acabou percebendo que, na verdade, muitas pessoas até gostariam de começar a ler com mais frequência, mas têm dificuldade em criar uma rotina.

Segundo Érica relatou, o dia 23 de abril foi escolhido para ser o Dia Mundial do Livro por ser a data da morte de três grandes escritores da história: William Shakespeare, Miguel de Cervantes e Inca Garcilaso de la Vega. Ela conta ainda que pôde questionar e saber mais sobre a realidade dos brasileiros por suas próprias experiências nos clubes de leitura que conduz – nos quais a maioria das pessoas que chega até ela nunca leu um livro por prazer, mas demonstra ter vontade de ler. Então o que as impede? A maioria alega a falta de tempo.

Se a rotina com tantas responsabilidades pode nos afastar dos livros, Érica passou a se questionar sobre quanto tempo é preciso para ler um livro? E ela mesma dá a dica: “Pegue aquele que está empoeirando em sua estante e conte o tempo que levará para ler a introdução. Faça as contas para ver se não cabe mesmo em seu dia a dia. Este é um bom desafio para o Dia do Livro, não é mesmo?” E continua: “Se ainda persistir a desculpa do tempo restrito ou não perceber vontade de seguir com esta leitura, não se considere ainda uma não-leitora, um não-leitor, mas arrisque observar se não está com o livro errado em mãos.

Recortes tirados do perfil no instagram de Érica Borgonovi

Érica afirma que não basta ter tempo ou necessidade de ler. É preciso querer ler aquele livro, para que chegue até o fim e, além do resultado esperado, encontre prazer durante a jornada. Em seu perfil no instagram, Érica trabalha muito este tema e dá várias dicas para quem quer criar ou fortalecer o hábito da leitura, além de elencar todos os benefícios pessoais e profissionais quem vêm junto com a leitura. E conta qual o ‘pulo do gato’: “Após perceber que precisa de pouco tempo para se descobrir no mundo das leituras, pergunte-se o que espera do livro que tem em mãos. Se sua resposta for estimulante, se quiser mesmo embarcar nesta viagem, experimente trocar um seriado ou alguns minutos de redes sociais por este livro. E chega daquela vontade de ler que se repete de tempos em tempos e faz você se culpar por não ter tirado os livros comprados da embalagem!

Quem desejar saber mais sobre os clubes de leitura conduzidos por Érica, pode acessar o site Eu Ser – Leitor, que traz informações mais detalhadas, um formulário de contato e inscrição nos próximos clubes. Pode começar também assistindo a este vídeo, em que Érica apresenta pessoalmente o programa.

Érica Borbonovi também é uma das co-autoras do primeiro livro lançado pelo JVN para empresários e gestores – “Sabedoria Empresarial em Pauta vol.1”, no final de 2023, e disponível na loja da Uiclap.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *