Como transformar o desejo de empreender em realidade considerando o suporte e a segurança de um modelo de negócio comprovado? Abrir uma loja de franquia pode ser uma excelente alternativa para quem deseja entrar no mundo dos negócios, especialmente àqueles que buscam um modelo mais estruturado e com suporte pré-definido.
Entretanto, a jornada necessária até o sucesso almejado depende de diversos fatores que ultrapassam a simples vontade de empreender. O primeiro passo para tornar esse desejo em realidade é, senão, uma pesquisa de mercado que seja especializada e capaz de te apresentar o melhor modelo de franquia conforme seu perfil e consoante às oportunidades que se apresentam no mercado.
Apesar de ser um universo de modelos já testados, cabe à consultoria verificar em conjunto com o empreendedor, tomando o tempo que for necessário, o perfil e o grau de consolidação da franqueadora. Essa deve demonstrar e comprovar um conhecimento profundo sobre gestão, operação e particularidades do setor escolhido. No Brasil, por sua vez, esse desafio se intensifica devido às complexidades da burocracia organizacional e às regulamentações. Contudo, é justo nesse momento que reside uma das maiores vantagens de optar por uma franquia: o suporte especializado fornecido pela franqueadora capaz de mitigar diversos obstáculos.
Analisando, agora, internamente, ao optar pelo investimento em uma franquia, é extremamente importante avaliar sua própria capacidade de gerir e ser gerido conforme as diretrizes já estabelecidas. Nessa reflexão, perguntas cruciais devem ser feitas: estou pronto para seguir um modelo pré-determinado? Tenho capital suficiente para suportar os primeiros meses de operação conforme planejamento da franqueadora? E, talvez o mais importante, estou preparado para os desafios diários dentro de um sistema de franquia?
Os riscos existem, o dia a dia vai mostrar isso, mas o planejamento da franqueadora precisa identificar quais são antes que qualquer movimento seja realizado. E é nesse amparo que o risco pode residir quando as etapas de verificação, de pré-avaliação são realizadas apenas conforme a expertise ou talvez desejo da empresa mãe em ter mais uma unidade. As franquias precisam oferecem a vantagem de um modelo de negócio já testado e aprovado, além de um plano de ação estruturado e orientações claras para que as decisões sejam tomadas.
De certo, nada elimina a necessidade de dedicação e estudo por parte do franqueado, mas certamente oferece um ponto de partida mais seguro e necessário por conta da obrigatoriedade do modelo. A sorte é e deve ser coadjuvante de todo o processo para ambos os lados. E, em caso de dúvida, não assinei compromissos com empresas que não deixem claro seus papéis e responsabilidades dentro do processo e em cada fase do mesmo.
Preparar-se e, com orientações corretas, estar preparado é o diferencial que você empreendedor pode apresentar. Não deixe de estudar e entender como se relacionar com os players de seu mercado. Estar atento é uma qualidade importante para que seus objetivos não se distanciem de você quando a prática começar a se apresentar em forma de rotina.

Empresário no Segmento de Franquias com experiência em Gestão de Clientes Corporativos há mais de 25 anos. Multiprofissional formado em Comunicação com habilitação em Jornalismo pela UVA – Universidade Veiga de Almeida (RJ), com experiência em documentário, fotografia, rádio e produção de conteúdo pela Agência ZeroUm, SP.