Levantamento da associação revela aumento na taxa de ocupação, diária média e RevPar no estado de São Paulo
A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de São Paulo (ABIH-SP) divulgou a 57ª edição da sua Pesquisa de Desempenho da Hotelaria do Estado de São Paulo, referente ao mês de março de 2025. O estudo, que teve início em julho de 2020 com o objetivo de gerar dados próprios para monitorar a produtividade do setor de forma autônoma e precisa, apontou uma expressiva ascensão nos indicadores de desempenho em comparação com o mês anterior.
No período analisado, a pesquisa constatou um aumento de 8,31% na Taxa de Ocupação (TO), um acréscimo de 2,83% na Diária Média (DM) e, consequentemente, um salto de 11,37% no RevPar (Receita por Apartamento Disponível) em relação a fevereiro de 2025. De acordo com a ABIH-SP, esse resultado confirma uma tendência de crescimento desses números com o avanço do ano, impulsionado pelo início da sazonalidade corporativa, que deve manter ou elevar os indicadores nos próximos meses.
A coleta de dados para a pesquisa envolveu 13 das 15 Macrorregiões Turísticas (MRTs) do estado, com Planalto Paulista e Noroeste Paulista não fornecendo informações. A ABIH-SP sinalizou que a frequente ausência dessas duas MRTs poderá levar a uma reanálise da amostragem. Apesar de seis MRTs terem apresentado queda na Taxa de Ocupação, a elevação observada nas demais regiões compensou esse recuo. Da mesma forma, as quedas na Diária Média e no RevPar em algumas MRTs foram contrabalanceadas pelo bom desempenho de outras. Os destaques positivos ficaram com as MRTs de lazer – Litoral Norte, Circuito das Águas e Vale do Rio Grande – impulsionadas pelo Carnaval em março, e com a retomada do setor corporativo na Capital Paulista, Capital Expandida e demais regiões.
A edição de março de 2025 da pesquisa também apresentou indicadores segmentados por categoria de hotel (Econômico, Midscale e Upscale) e por atividade principal (Corporativo, Lazer ou Ambas Opções), revelando variações de desempenho entre os diferentes perfis. Em relação à Diária Média, nenhuma categoria ou atividade principal apresentou queda substancial, assim como na movimentação do RevPar. A expectativa para abril é de um aquecimento do setor corporativo e de bons resultados para o lazer, impulsionado pelo feriado prolongado da Semana Santa e Tiradentes.
A análise da relação entre o número de funcionários e o número de Unidades Habitacionais (Uhs) se manteve estável em março de 2025, com um índice de 0,53, repetindo o patamar de fevereiro. Houve uma ligeira recuperação na expectativa de contratação de mão de obra extra no setor de lazer em fevereiro. A pesquisa também registrou uma evolução de 23,6% na oferta de Uhs para portadores de necessidades especiais em relação à primeira sondagem realizada.
Pelo quarto mês consecutivo, a pesquisa destacou o Portal do Hoteleiro da ABIH-SP, observando um aumento significativo no número de associados que acessaram a plataforma e um melhor entendimento da relevância de suas diversas editorias. A pesquisa também investigou as áreas de maior dificuldade na gestão hoteleira, com um resultado heterogêneo onde todas as áreas apresentaram peso de resposta. Em março de 2025, as áreas que apresentaram mais desafios com fornecedores foram Manutenção, Governança, Alimentos e Bebidas (A&B), Compras e Tecnologia. Adicionalmente, o tema ESG (Environmental, Social and Governance) foi novamente citado como relevante para análise.
A ABIH-SP reforça a importância da participação dos associados na pesquisa para garantir uma amostragem representativa e resultados mais precisos, mencionando a ausência recorrente de respostas das MRTs Planalto Paulista e Noroeste Paulista. Os indicadores iniciais da pesquisa apontaram um aumento na taxa de respostas dos associados por MRTs, na representatividade dos municípios e na representatividade de Uhs dos municípios respondentes em março, embora tenha havido uma leve diminuição no número total de propriedades que responderam à pesquisa e na representatividade das Uhs das respostas com base no número total de Uhs dos municípios que responderam.

