Albert Einstein disse: “Não se pode resolver os problemas com o mesmo tipo de pensamento usado quando os criamos”. Essa frase mostra que devemos buscar novas possibilidades para superar desafios. E no dia a dia empresarial, onde temos problemas de diversos tamanhos, diariamente, o Hotseat pode se tornar uma ferramenta importante para encontrar soluções criativas e que funcione para você e sua equipe.
A tradução de Hotseat é assento quente, e funciona da seguinte forma: Uma pessoa da equipe com um problema senta no centro do grupo e recebe uma série de sugestões para resolver o seu problema. Um moderador estimula para que todos os participantes façam sugestões e o ideal é que nada seja podado, não exista limite para a solução. Uma ideia pode ser muito difícil de executar, seja por custo alto ou outro fator, mas outra pessoa pode melhorar essa ideia ou simplesmente ser guardada para outro momento. O que não pode acontecer é as pessoas ficarem inibidas por acharem que a ideia é boba e a atividade não avançar.
Recentemente li um estudo que indica que para cada problema existem pelo menos oito formas diferentes de solucionar. E no dia a dia porque paralisamos e muitas vezes não conseguimos solucionar os nossos problemas. É simples, a pressão, o estresse e a falta de tempo nos impedem de enxergar além das soluções óbvias. O Hotseat quebra esse ciclo, promovendo a colaboração e o brainstorming, estimulando a criatividade e a geração de ideias inovadoras. como eu sempre digo, é muito mais fácil educar o filho dos outros. Resolver problemas que não são nossos naturalmente será mais fácil pr você estar vendo de fora, e nesse sentido envolver outras pessoas pode ser bem positivo.
Recaptulando:
Apresentação do problema: Um colaborador apresenta de forma clara o problema. É importante contextualizar a situação, as tentativas de solução que já foram realizadas e os obstáculos.
Rodada de perguntas: Os demais participantes fazem perguntas para esclarecer dúvidas e melhorar o entendimento do problema.
Brainstorming: Com base nas informações apresentadas, o grupo inicia uma sessão de brainstorming (tempestade de ideias ou toró de palpite rsrs) onde todos contribuem com ideias e sugestões. O foco é na quantidade e na diversidade, sem julgamentos e nem críticas.
Avaliação e seleção: Após o brainstorming, as ideias são avaliadas sobre a facilidade e baixo custo para colocar em prática e são priorizadas, selecionando as que devem ser colocadas em prática de forma imediata.
Plano de ação: Por fim, é definido um plano de ação com as etapas, os responsáveis e os prazos para implementar a solução escolhida.
Dicas para melhorar o seu Hotseat:
Incentive o grupo a pensar “fora da caixa”, buscando soluções inusitadas.
Utilize mapas mentais para visualizar o problema e as possíveis soluções de forma organizada e interativa.
Explore analogias com outras áreas ou situações para gerar insights e novas perspectivas. Pode utilizar vídeos ou histórias.
Como dica final, sugiro que você aproveite pessoas de diversas áreas da empresa para a atividade, e se atuar em uma euquipe, busca amigos, mentores ou parceiros para avançar nessa dinâmica. O importante é não deixar nenhum problema sem solução. E como eu sempre digo, bora colocar em prática e me conte se deu certo.
Empresária, pós-graduada em Empreendedorismo de Alto Impacto e Inovação Aplicada aos Negócios pela Escola Superior de Empreendedorismo e Gestão de Comunicação e em Marketing pela Universidade de São Paulo – USP. Possui quase 15 anos de experiência como consultora de Marketing. Professora, mãe empreendedora e apaixonada por aprender e ensinar. Foi consultora de Marketing do Sebrae-SP por mais de 10 anos, nos quais realizou consultorias e ministrou palestras e cursos na área de empreendedorismo, estratégias empresariais, marketing digital, divulgação e vendas.