Mercado imobiliário está atento às demandas deste público e projeta residenciais compactos, equipados com recursos tecnológicos, áreas completas de lazer e excelente localização

O sonho do imóvel próprio é um desejo que atravessa gerações. A mesma aspiração que inspirava os Baby Boomers também motiva os jovens em 2025. Um levantamento realizado pela Brain Inteligência Estratégica aponta que 52% dos brasileiros entre 21 e 27 anos desejam comprar a casa própria — o mesmo percentual é registrado entre aqueles com idades entre 28 e 43 anos. Essa disposição crescente aquece o mercado imobiliário e impulsiona construtoras e incorporadoras a atenderem às novas demandas deste público.

Parar de pagar aluguel e sair da casa dos pais não são as únicas motivações do jovem consumidor no momento de adquirir o imóvel próprio. “De fato, a nova geração vem sentindo o peso do valor da locação no orçamento doméstico. Mas também há entre esses jovens fatores que determinam uma forma de morar”, afirma Marcos Túlio Campos, diretor de Incorporação da EBM Desenvolvimento Imobiliário.

Características desejadas pelo público jovem
Os jovens consumidores têm preferência por plantas inteligentes, que otimizam os espaços disponíveis nos apartamentos e agregam conforto e praticidade. Localização estratégica, próxima a comércios, serviços e transporte público, recursos tecnológicos, como automação e conectividade, e áreas de lazer que incentivem a convivência também figuram entre as principais exigências desse público.

Levantamento feito pela EBM no Estado de São Paulo revela que 25% de seus clientes têm entre 20 e 34 anos. “Pensando neste público, e também mirando investidores, estamos trabalhando em três projetos em locais privilegiados de Campinas, um dos principais polos de desenvolvimento do Estado de São Paulo”, explica Marcos Túlio. Entre as regiões em destaque, estão bairros nobres como Cambuí e Guanabara, além de áreas próximas à Unicamp, que também despertam interesse da empresa.

Residenciais adaptados às necessidades jovens
Dentro do público de 20 a 34 anos, outro recorte chama a atenção: 40% buscam imóveis em duas linhas de residenciais projetados pela construtora — Smart e Wish.

  • Linha Smart: voltada a um estilo de vida urbano, moderno e prático, oferece opções de flats, studios e apartamentos de dois dormitórios, com áreas entre 26m² e 39m². Esses empreendimentos incluem comodidades como fechaduras digitais, tomadas USB nos quartos, previsão de câmeras nos principais ambientes e áreas comuns completas, com pet place, business place, academia, piscina, bicicletário, playground e salão de festas.
  • Linha Wish: destaca-se por localizações estratégicas e residências maiores, com plantas de 63m² a 79m². O Wish Parque Estação, em Piracicaba, é um exemplo de empreendimento com diferenciais como churrasqueira ecológica, fechaduras digitais, tomadas USB, previsão para Wi-Fi aprimorado e um projeto de segurança robusto. O condomínio também oferece espaços como lavanderia compartilhada, mercadinho independente, armários inteligentes para encomendas e áreas de lazer que incluem coworking, salão gourmet, brinquedoteca integrada e espaço fitness com reconhecimento facial.

“As demandas trazidas por este consumidor mais jovem nos oferecem a oportunidade de aprimorar nossos projetos em nome de uma qualidade de vida cada vez melhor nas cidades onde atuamos”, conclui Marcos Túlio Campos.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *