Da Redação. Foto: Pico do Olho D’Água – Site Turismo do Estado de São Paulo.
Mapa do Turismo reúne os municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem.
O novo Mapa do Turismo Brasileiro, divulgado pelo Ministério do Turismo, reúne os municípios que adotam o Turismo como estratégia de desenvolvimento,e indica necessidades de investimentos e ações necessárias em cada região turísticas. Junto às 2.542 cidades distribuídas em 322 regiões turísticas, está Mairiporã.
Indicada novamente a integrar o Mapa, Mairiporã é uma das cidades da Região Turística Entre Serras e Águas. Para acessar o mapa entre no site http://www.mapa.turismo.gov.br/mapa/init.html#/home
A Classificação do Mapa dos municípios vai de A a E, de acordo com variáveis como quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens. Mairiporã recebeu a classificação B.
Município localizado a 38 km da capital paulista, conforme dados do IBGE de 2020, a cidade possui 101.937 habitantes. Em 2017 obteve o selo de município de interesse turístico (MIT), devido aos inúmeros atrativos de Mairiporã, que também faz parte do Circuito Turístico Entre Serras e Águas.
Entre as atrações locais, está o Pico do Olho d’Água (ou Morro do Juqueri), que fica a 1170 metros acima do nível do mar, ideal para piqueniques, trilhas, voo livre, caminhadas ou camping. Conhecida por seu ecoturismo, turismo de aventura ou lazer, Mairiporã possui uma diversidade de pousadas e hotéis, sendo também dedicada ao turismo rural.