Foto: Divulgação.

Da Redação. Reportagem: Elaine Melo.

Agricultor de Atibaia vem pesquisando a produção dos morangos coloridos. A ideia é produzir em grande escala para distribuição no Brasil e exterior.

Atibaia tem novidades em relação ao seu principal produto. O morango, aquela fruta vermelha que é a marca registrada da cidade, agora tem outras cores.  Tudo começou com o fragaricultor, ou produtor de morangos, Aflânio Tomikawa, do Sítio Kikuti,  que há alguns s anos vem fazendo experimentos para desenvolver novas cores e sabores para a tradicional fruta vermelha. 

São morangos coloridos que prometem revolucionar o mercado da fruta no Brasil. O morango branco, por exemplo, já está sendo comercializado e as pesquisas com morangos verdes, amarelos e laranjas já estão avançadas e em breve estarão sendo produzidos.  Cada cor de morango terá texturas e sabores diferentes, conforme explica Tomikawa.”Desde 2018 venho trabalhando nessas novas variedades de morangos. Comecei por conta das dificuldades de comprar mudas importadas, muito caras e nem sempre de boa qualidade.” 

Pequeno produtor com algo em torno de 10 mil plantas de morango,  ele depende apenas do seu próprio investimento para desenvolver seu negócio, por enquanto,  mas diz que pretende em breve pedir o apoio da Prefeitura de Atibaia e dos órgãos de fomento. 

Aflânio Tomikawa e Annibale Tropi Somma

O primeiro morango dessa experiência do agricultor será o branco, que inclusive já existem em outros países como Japão, USA, Espanha e  Itália mas ainda não tinha no Brasil. “As variedades/cultivares de maior destaque na minha lavoura são utilizadas para gerar novos produtos via pesquisa e melhoramento convencional“.  Para ele, é fundamental expandir seu negócio e criar uma empresa que possibilite o aumento da produção, geração de empregos e que garanta o retorno do investimento.

Aflânio Tomikawa também sonha aumentar a produção para atingir grandes mercados no Brasil e no mundo com o projeto Jiritsu. Ele vê a possibilidade de exportação do produto. Antes disso, no entanto, ele tem que fazer o lançamento oficial dos morangos coloridos,  no meio desse ano, e no início de 2023.

Preocupado com seus pares agricultores que cultivam morango em Atibaia, e que têm enfrentado um aumento no preço das mudas importadas, Aflânio espera que o projeto Jiritsu contribua para aumentar a oferta de mudas, “Quero ajudar os meus colegas produtores de morango, que enfrentam grandes dificuldades assim. Infelizmente muitos já pararam de produzir morango por causa dos altos custos de produção, inclusive das mudas.“

Compartilhar:

1 comentário

  1. Belo trabalho mestre Aflanio, continue com seu projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *