Da Redação. Reportagem: Thiago Santinho
Após duas edições (2020 e 2021) sendo apenas transmitido pela TV, o maior evento de Mountain Bike do Brasil volta a contar com a presença do público e acontece de 16 a 18 de setembro, em Mairiporã (SP), em espaço para 150 mil pessoas
A quarta edição do MTB Festival – maior evento de Mountain Bike do Brasil – acontecerá no IMTB (Instituto Mountain Bike), em Mairiporã, nos dias 16, 17 e 18 de setembro, e será a primeira com público após a pandemia – em decorrência do isolamento social, as duas edições anteriores, de 2020 e 2021, foram transmitidas exclusivamente na televisão, sem público.
O evento atualmente distribui pontos para o ranking mundial do UCI (União Ciclística Internacional) e está em classe número um, porém não se enquadra mais como Campeonato Brasileiro. Como parceiro da Red Bull TV, corresponde à segunda maior audiência mundial do canal. O festival também será transmitido ao vivo, e contará com uma variedade de provas: na sexta-feira (16) haverá a prova de XCC (Cross-Country Short Track), para amadores e federados, distribuindo pontos para a tabela mundial; no sábado (17) haverá a prova de XCO (Cross-Country Olímpico), somente para federados; e no domingo (18) haverá, de manhã, o XCM (Cross-Country Maratona), que consiste na saída do instituto e a travessia da cidade de Mairiporã, abarcando as categorias light, sport e pro – 15 km, 30 km e 50 km, respectivamente. Ainda no mesmo dia, à tarde, haverá o XCO feminino e masculino.
O festival com a presença de grandes nomes nacionais do ciclismo, entre eles Henrique Avancini, na sexta-feira e no domingo à tarde, participando do XCC e XCO masculino. A edição deste ano não contará com a participação de atletas do exterior, pois a atual classe UCI do MTB saiu recentemente, o que impossibilitou aos organizadores incluírem este aspecto. Mas já há expectativa para que essa classe volte no ano que vem: “Esse ano ninguém pôde vir de fora, mas teremos essas confirmações para o ano que vem. Uma grande quantidade de atletas já estão confirmados – da Europa e dos Estados Unidos”, comenta o realizador do festival, Fábio Caldeo. “A gente vai trazer quase todos os nomes mais importantes do cenário mundial, com certeza”, continua.
Criado em 2019 e sediado no Instituto Mountain Bike, o MTB é formado por um grupo de 36 pessoas que pedalam juntas há quase trinta anos. Em 2022, logo após o evento, o grupo também irá inaugurar no instituto um Bike Park: “O maior da América do Sul, com hotel e toda uma estrutura incomparável, que não existe no Brasil”, comenta Caldeo. “Também será um ponto de apoio para pessoas que querem ter uma base alocada em Mairiporã e pedalar até Atibaia, Nazaré e Bragança. É um espaço de um milhão e trezentos mil metros quadrados”, detalha. “O Bike Park vai contar com vestiário, banho quente, vestiário masculino e feminino, uma praça de alimentação com food truck, diversas atrações esportivas para a família, kits de piquenique, enfim. Além de várias outras atividades que a gente pretende ir somando ao longo do tempo. São nove pistas inicialmente mas devemos chegar a dezesseis – desde pistas para iniciantes, para o pai pedalar com o filho ou a filha pequenos, até pistas do mais alto nível técnico, para profissionais, que são as mesmas utilizadas em nossos campeonatos”, conclui.
Serviço:
O que: MTB Festival – Inscrições até o dia 10 de setembro, pelo site.
Quando: de 16 a 18 de setembro
Onde: IMTB (Instituto Mountain Bike) – End: Av. Dr. Thomaz Rodrigues da Cruz Mairiporã – SP, 07600-000
(Para localização nos aplicativos de GPS digite “IMTB”)
Inscrições e mais informações pelo site: https://mtbfestival.com.br/
Chega logo!!! Somos apaixonados por esse evento!!!