Hoje vamos viajar nas aventuras que a natureza nos proporciona!
O que é ecoturismo?
Ecoturismo é um segmento da atividade turística que utiliza de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações. (EMBRATUR)
O Brasil ocupa a 2ª posição no mundo no que diz respeito a seu patrimônio natural, vale ressaltar que nossos parques podem ser grande fator de desenvolvimento socioeconômico podendo gerar cerca de 22 mil empregos a cada R$ 1 bilhão de impacto dos parques no PIB.
Politicas publicas, gestão e incentivo empresarial podem transformar esses números em realidade.
Neste ano de 2022 parques estaduais de Minas Gerais serão repassados para a iniciativa privada. Os parques do Rio Doce, Itacolomi, Serra do Rola Moça, Ibitipoca, Rio Preto, Biribiri e Pico do Itambé estão entre os nomes incluídos no Programa de Estruturação de Parques Estaduais.
Passo importante para o desenvolvimento e avanço do Ecoturismo.
Tipos de Ecoturismo
- Rapel
- Boia Cross
- Cavalgada
- Mergulho
- Voo Livre
- Parapente
- Trekking
- Ciclismo
- Escalada
- Pesca Desportiva
Principais destinos:
Pantanal – MT/MS
O Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense foi criado em 1981 e acolhe uma vegetação de transição entre a Amazônica, a do Cerrado e a do Charco, no sudoeste do Mato Grosso. Com uma área total de 135 mil hectares, tem seu portão de entrada a 102 km de Cuiabá, no município de Poconé.
Amazônia – Região Norte
Uma 7 Maravilhas da Natureza, a Floresta Amazônica tem um dos mais ricos ecossistemas do planeta e abriga, simplesmente, cerca de 50% de toda a biodiversidade mundial.
É formada pela bacia do Rio Amazonas que, com mais de mil afluentes, responde por 20% de todos os recursos hídricos disponíveis no Planeta Terra.
Chapada dos Veadeiros une tudo aquilo que os aventureiros amam: cachoeiras escondidas, trilhas entre a mata, rios cristalinos e cânions que foram paisagens arrebatadoras.
Jalapão – TO
Entre chapadas intocadas e estradas de terra vermelha ficam as piscinas naturais de águas cristalinas e cachoeiras do Jalapão,
Bonito – MS
Bonito é um paraíso natural em Mato Grosso do Sul que ganhou fama pelas atividades ligadas ao ecoturismo e também pela rigidez das regras de preservação da região. O destino é um dos mais conservados e preservados do Brasil.
Fernando de Noronha – PE
Fernando de Noronha está no topo da lista quando se trata de preservação ambiental e destinos de ecoturismo no Brasil. A ilha tem regras rígidas de acesso as áreas preservadas e só recebe um número limitado de turistas por temporada.
Estes são apenas alguns lugares já conhecidos e divulgados, mas nossa lista é imensa e diversificada, na próxima matéria darei dica que ficam bem pertinho de nós!
Pós-graduada em Habilidades Gerenciais, com formação em Marketing e pós-graduada em ESG (Environmental, Social and Governance) e Habilidades Gerenciais, possui vasta experiência na área de Turismo. Atualmente é gestora Executiva e Relacionamento do Atibaia e Região Convention e Visitors Bureau. Empresária e consultora, participante do Conselho de Turismo, Conselho Estatual do Monumento Natural da Pedra Grande e Conselho do Parque Grota Funda. Defensora do cooperativismo e associativismo, sempre conectada aos principais temas relacionados ao Turismo, onde atua há 23 anos.
Maravilhoso