Conheça três histórias inspiradoras de pais que viram suas vidas de empreendedores transformadas pela paternidade

Ser pai é viver em constantes processos de aprendizados e de desafios. Neste Dia dos Pais, reunimos histórias de empreendedores que tiveram a vida transformada com a chegada dos filhos. Eles contam sobre como a paternidade trouxe para eles a vontade ainda maior de superar desafios, passar adiante os conhecimentos, orientações sobre a vida e como empreender influencia positivamente na educação dos filhos.

O desafio de fazer o parto do próprio filho

Daniel Moreira, CEO da Hub4Pay, empresa que atua no mercado de pagamento de premiações, teve que superar o maior desafio da sua vida na chegada do seu segundo filho, Max. Foi ele quem realizou o parto de Max, em casa. Ao perceber que não daria tempo de levar a mãe para a maternidade, Daniel acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), no entanto, não deu tempo da equipe chegar. Foi aí que ele se viu diante da necessidade de fazer o parto do filho, orientado pela equipe médica do SAMU, por telefone. Daniel conta que, sem sombra de dúvidas, esta foi a maior premiação que ele já teve na sua vida. “Eu falo até hoje que esse foi o meu maior prêmio. Eu nunca vou esquecer o nome e o rosto da médica que me orientou. Foi desafiador e minha maior missão, mas deu tudo certo e hoje o Max tem 6 anos é um menino saudável, incrível“, conta Daniel Moreira, que também é pai de Fox que tem 7 anos.

Daniel ressalta que gosta de contar essa história da sua vida porque faz também com que as pessoas enxerguem que as empresas são feitas por pessoas, que elas têm sentimentos, lidam com emoções diversas, e que todas essas vivências se traduzem em aprendizados para a vida profissional também. A experiência sem comparações de ter realizado o parto do próprio filho, o ensinou também a lidar de forma mais resiliente e ágil no mundo dos negócios.

Orientação no melhor caminho a seguir
Quem é pai sabe que um dos seus principais papéis está ligado à educação dos filhos e em prover oportunidades de aprendizagem, orientar bons comportamentos, contribuir com o autoconhecimento e oferecer todo o suporte necessário para que eles cheguem à fase adulta com sucesso. 

Fabio Duran, o CEO da 8D Hubify, tem 2 filhos. Ele conta que sua jornada como pai começou em outubro de 2021 no meio do primeiro semestre do Mestrado em Administração de Empresas que estava fazendo pelo Insper.

Fui fortemente orientado a não entrar no mestrado porque nasceria meu primeiro filho, mas fiquei pensando, se não for agora, quando será? E, queria muito fazer dar certo, não só por mim, mas pela nova família que estávamos construindo. Foi difícil, meus colegas de sala ouviram muito choro do Matteo durante as conversas, mas no fim deu tudo certo, me formei e o trabalho de dissertação foi indicado para receber o prêmio de Impacto para a sociedade, Originalidade e Execução“.

Dois anos e meio depois, com mestrado entregue e operação de fusão finalizada (8D Pro com Hubify), Fabio teve seu segundo filho. Apesar de muito pequenos e distantes do mercado de trabalho, as reflexões de como educar e ajudar a lidar com as frustrações servem de inspiração para ser um melhor líder e gestor.

Além disso, pensando no futuro de seus filhos, Fabio reflete como influenciar suas formações ” IA levará a mudanças significativas do trabalho como conhecemos hoje. Algumas habilidades como programação, estatística e processos serão cada vez mais demandados, no entanto, as habilidades humanas, como a empatia e a capacidade de comunicação, continuarão sendo essenciais, pois são justamente essas características que diferenciam os seres humanos das máquinas”, explica.

Prioridade do tempo para a família

Eliezer Leal empreende com a Singuê, consultoria de diversidade, equidade e inclusão, junto a esposa, Talita Matos, com quem tem três filhos. A trajetória empreendedora começou depois de 20 anos no mercado corporativo e ele decidiu que não passaria com elas apenas o tempo que sobra do trabalho, como a maioria acaba fazendo. “A paternidade influencia diretamente na minha forma de empreender. O meu trabalho e tudo que tem relação com ele precisa estar de acordo com meus valores na relação com meus filhos e esposa”, comenta Eliezer.

Com atuação remota na Singuê, o Eliezer tem a flexibilidade para passar mais tempo com a família. “Percebi que colocar limite nas horas de trabalho é a minha maior potência. Se em alguns dias eu tenho apenas três ou quatro horas para trabalhar, me organizo para fazer com que valham o triplo em rendimento”, completa. A Singuê é uma consultoria brasileira especializada em diversidade, equidade e inclusão que desenvolve projetos para grandes organizações como Carrefour, Gerdau, Natura e Fundação Itaú.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *