Overturism é a pauta do momento em vários países. O número elevado de turistas, a degradação do meio ambiente, preços elevados e um desconforto generalizado por parte da população local, são os principais problemas deste fenômeno pós pandemia.
Alguns dos principais destinos que encabeçam essa lista são, Fontana di Trevi e Veneza, ambas na Itália; Machu Picchu,no Peru, entre outros.
Vale ressaltar a importância da proteção destes lugares, sendo assim, medidas de proteção estão sendo implementadas. Vamos a elas:
- Controle de Acesso – restringir o número de visitantes nos parques, monumentos históricos, praias, igrejas etc.
- Tarifas de Acesso – Cobrança de tarifas para financiar ações de preservação do meio ambiente, do patrimônio e demais áreas afetadas.
- Sensibilização e Conscientização, por meio de campanhas educativas.
- Promoção de Destinos Alternativos – Distribuir a caga de visitantes e reduzir a pressão sobre os mais populares.
- Regulação da Hospedagem – Inserir regulamento direcionado para plataformas que compartilham hospedagem (ex.: Airbnb), com o objetivo de controlar o valor desenfreado do aluguel.
- Monitoramento ambiental – Implementar o monitoramento ambiental para maior rastreamento dos impactos e assim tomar medidas preventivas e corretivas.
- Parceria Público Privada – Desenvolver planejamento estratégico em junto com empresa, governo e comunidade.
- Desenvolvimento Sustentável – Apoiar e incentivar a implantação de infraestrutura e serviços sustentáveis, que estejam alinhados com a preservação do meio ambiente e comunidade local.
Desde modo, a indústria do turismo avançará mais um degrau na escala do seu desenvolvimento com qualidade e sustentabilidade.
Sabemos que no Brasil essa realidade ainda está longe de acontecer, no entanto, temos uma grande oportunidade. Com tantos exemplos de acertos e dos erros cometidos por outros países, podemos planejar o caminho a ser percorrido de maneira mais assertiva. Claro que não existe uma receita perfeita e nem o resultado exato, mas projetos baseados em análise de dados, inovação, pessoas, conhecimento e dedicação, podem levar o turismo nacional para outro patamar.
Definitivamente isso é possível e os números e desenvolvimento crescente do setor comprovam isso. Vamos em frente!
Pós-graduada em Habilidades Gerenciais, com formação em Marketing e pós-graduada em ESG (Environmental, Social and Governance) e Habilidades Gerenciais, possui vasta experiência na área de Turismo. Atualmente é gestora Executiva e Relacionamento do Atibaia e Região Convention e Visitors Bureau. Empresária e consultora, participante do Conselho de Turismo, Conselho Estatual do Monumento Natural da Pedra Grande e Conselho do Parque Grota Funda. Defensora do cooperativismo e associativismo, sempre conectada aos principais temas relacionados ao Turismo, onde atua há 23 anos.