Da Redação. Por: Elaine Lina

No Papo de Sábado de hoje conversamos com Gabriela Leite – Gerente de Gente e Gestão na Dynamic air e presidente da AgrupaRH

JNV: Para começar, gostaríamos de conhecer um pouco mais sobre você. Poderia compartilhar um pouco sobre sua história, onde nasceu e cresceu, sua formação acadêmica e como deu início à sua carreira profissional?

Gabriela: Sou natural de Bragança Paulista, meus pais são pessoas maravilhosas que sempre me apoiaram, incentivavam muito para que eu pudesse ser independente, honesta, com valores fortes, uma pessoa de bem e acima de tudo feliz. A eles que amo sou grudada e grata imensamente. Sou casada há 13 anos, temos as nossas diferenças, mas o amo e admiro pelo homem, profissional e pai que é, além de ser um grande incentivador para que eu me torne uma pessoa cada vez melhor. Temos dois filhos: meu menino, que acredita que tudo tem um lugar certo para estar, até a ordem dos cadernos, agenda e estojo na mochila… kkk. E minha pequena, que vê o mundo colorido, cheio de amor, diz “calma mamãe, respira” e “mamãe, não tem problema”, tendo leveza em seu dia a dia com uma enorme inteligência emocional. Eu aprendo muito com estes meus pequenos professores de vida.

Sobre minha formação, bem, como muitos jovens, eu não sabia o que queria ser “quando crescer”, até porque, sempre quis ser veterinária, por ser criada na fazenda. Porém, quando vi um dos animais que mais gosto e admiro (um cavalo) morrer em minha frente, tudo mudou. Iniciei uma faculdade em Ciências da Computação em Piracicaba mas que, sinceramente, não tinha nada a ver comigo. Na turma, eu era a pessoa que organizava as festas, churrascos, chamava as pessoas pelo nome, e quando as provas iniciaram me vi em uma situação de entender que aquele curso definitivamente não era o que eu queria para mim.

Voltei para Bragança na sina de cursinho e conheci uma pessoa maravilhosa, a Lúcia Lupetti, que fez um teste vocacional comigo e nele o resultado foi Administração de Empresas. E, de quebra, me deu uma dica “vá fazer RH que você irá amar, pois você é de pessoas do começo ao fim”. Lá fui eu para Campinas fazer uma formação na área e realmente eu amei desde o primeiro dia. O curso escolhido foi a graduação em Administração de Empresas na PUC, e já no segundo ano de faculdade iniciei o estágio em Recursos Humanos, em uma empresa em que o presidente ,“Sr. Staut”, era uma pessoa de RH e já falava de Gestão Participativa em 2003.

Logo após a graduação já emendei um MBA em Gestão de Pessoas, com ênfase em Estratégias na FGV. Depois vieram vários cursos na ABTD, diversos congressos, como o CBTD, formações na Dale Carnegie, formações nacionais e internacionais, muitos no Instituto Brasileiro de Coaching – IBC onde me certifiquei em Professional Self Coaching, Business Executive Coaching, Coaching Ericksoriano e agora em Master Coch. Além de uma Pós Graduação em Psicologia Positiva, diversos outros cursos.

JVN: Como você se preparou ao longo dos anos para alcançar o cargo que ocupa hoje na Dynamic Air Brasil? Quais foram as experiências e aprendizados que contribuíram significativamente para sua trajetória profissional?

Gabriela: São 20 anos de experiência atuando na área de recursos humanos, em empresas nacionais e multinacionais. Muitos profissionais cruzaram o meu caminho, aprendi demais com cada um deles, sobre como fazer e também como “jamais fazer e jamais tratar as pessoas” e que nem tudo são flores. Sou muito grata por ter trabalhado em empresas muito importantes durante minha carreira, como FITec Fundação para Inovações Tecnológicas, IHARA, Barry Callebaut Brasil, Multilaser, MKCA. Sempre acreditei que era possível ser feliz no trabalho, poder cuidar das pessoas, dar chances para que pudessem alinhar as rotas, melhorar como profissionais e como pessoas. E, sim, mostrar que o RH dá lucro, pode e deve ser estratégico no apoio à direção da empresa e ser um alicerce em vários momentos. E através desta imensa busca, sempre acreditei que Deus sabe do nosso coração e de tudo o que acontece. Eu resolvi colocar nas mãos dele o desejo de me colocar em um lugar incrível, em que todas estas minhas buscas seriam possíveis e se concretizassem. Eis que minha gestora, que admiro imensamente, a Patrícia Fernandes, me encontrou, me ligou, conversamos e na entrevista me contratou. Iniciei na Dynamic Air em março de 2016 e tenho orgulho em pertencer a esta empresa desde então.

JVN: Agora, falando sobre sua atuação na Dynamic, poderia nos contar um pouco sobre seu papel como Gerente de Gente e Gestão na empresa e como você lidera iniciativas voltadas para o desenvolvimento e engajamento dos colaboradores?

Gabriela: Quando iniciei na Dynamic Air não tínhamos um RH, somente um Departamento Pessoal muito forte. Implementamos toda a estrutura, os procedimentos, os processos – sempre alinhados à missão, à visão e aos valores da empresa. Realizei o processo de coaching com os gestores e a equipe de Vendas (Engenharia de Aplicações). Realizamos muitos treinamentos, a gestão humanizada já era um forte desejo da diretoria, e isso foi se consolidando cada vez mais. Todos os pilares de RH foram se tornando mais sólidos. Sabemos que uma empresa é o resultado de pessoas, e não conseguimos fazer nada sozinhos, é uma construção de várias mãos e de muitos corações. Posso dizer que tenho uma equipe maravilhosa, extremamente comprometida e competente. Temos a confiança da diretoria, que nos incentiva, confia e nos dá autonomia sem vaidades. Além de uma equipe muito boa em todos os departamentos, competentes e com coração ensinável.

Tenho muito orgulho em dizer que o tempo médio de permanência dos colaboradores na Dynamic é de oito anos. Nosso turnover fechou em 1% ano passado – e os resultados estão cada vez melhores em todos os sentidos. A Cultura Gentileza, Responsabilidade e Unidade (GRU), é vivenciada em nosso dia a dia, e diversos projetos são criados – sempre olhando para os nossos valores organizacionais. Sabemos que a Dynamic é o sonho de muitas pessoas. Temos uma premissa muito importante de querermos encantar nossos clientes, e para que possamos fazer isso, primeiro temos que encantar os nossos colaboradores, para que nas atitudes de cada um eles possam encantar nossos clientes.

Ano passado apresentei um projeto à diretoria e nos tornamos a equipe de Gente e Gestão VIP (Valores Integrando Pessoas), pois cuidamos de gente e cabe a nós integrar cada colaborador nos valores da nossa empresa. Foram inúmeros projetos realizados, e entre eles ganhamos o troféu em 1º lugar em diversos anos no Prêmio de Boas Práticas em Gestão de Pessoas da AgrupaRH, nas categorias de ‘Treinamento e Desenvolvimento’, ‘Comunicação Interna – Endomarketing’, ‘Liderança com a Gestão Humanizada’ e ‘Inovação em Recursos Humanos’.

JVN: A AgrupaRH completou recentemente 13 anos de existência e é uma associação de profissionais de RH bastante reconhecida na região. Como você conheceu e se envolveu com a AgrupaRH? Poderia compartilhar um pouco sobre sua experiência e como se tornou a atual presidente da associação?

Gabriela: Quando iniciei na Dynamic Air, ouvi falar do Prêmio de Boas Práticas em Gestão de Pessoas do AGRUPARH e resolvemos participar. Apresentamos um case com muito carinho e dedicação, o que chamou a atenção da diretoria da associação. E mesmo não ganhando o primeiro lugar deixamos uma boa impressão. No dia da cerimônia de premiação, que aconteceu no Hotel Bourbon Atibaia, fui apresentada, através do Marcos Welber, ao então presidente da instituição, André Mancuso. Me lembro como se fosse hoje, o Marcos falando: “André, vem aqui. Você precisa conhecer a “Gabi”. Ela precisa fazer parte da diretoria com vocês, pois é uma excelente profissional!”

Então, no início de 2018, fui convidada a fazer parte da diretoria do então AgrupaRH – pois até então era o Grupo de Recursos Humanos de Atibaia e Região. Conseguimos promover muitas interações dos membros das empresas com o grupo, por meio de eventos como o Encontro de Gestores, que acontecia presencialmente. Foram diversas ações, das quais eu sempre fazia questão em contribuir com ideias e, principalmente, colocar a “mão na massa”. Em outubro de 2019 conseguimos constituir o estatuto do grupo, por meio do qual o que antes era ‘o grupo’, passou a ser a “Associação Grupo de Recursos Humanos de Atibaia e Região” e, a partir deste momento, passamos a nos referir como ‘a’ AgrupaRH.

Em 2020, com a pandemia, os encontros passaram a se tornar virtuais. Foram várias lives, com diversos profissionais importantes em nossa região e que até hoje continuam disponíveis em nosso canal do Youtube. Na pandemia, tivemos uma perda muito grande de um dos membros da nossa diretoria, o Marcos Kraide. Ele foi um profissional muito querido por todos nós, uma referência, que deixou um maravilhoso legado através de seus treinamentos, palestras e o seu jeito humano e carismático de ser. Ele nos faz muita falta.

Em 2022 tive uma ideia: o Portas Abertas, um evento periódico no qual uma empresa participante da AGRUPARH abre suas portas para receber os colegas que fazem parte da associação, em um encontro presencial. A cada edição temos um patrocinador, uma palestra com tema pertinente para os RHs e ao final temos sorteios de brindes. Sempre que possível também fazemos um tour pela empresa, para conhecer as instalações. É um momento de networking, troca de ideias e contribuições ricas para o dia a dia.

Em março de 2023, me tornei presidente da AGRUPARH, e é um orgulho estar à frente de um grupo tão importante em nossa região, que tem como objetivo desenvolver os RHs para que se tornem mais humanizados e estratégicos.

Foto: detalhe do troféu da edição 2022 do prêmio. (Imagem retirada do Instagram da AgrupaRH)

JVN: O prêmio de RH promovido pela AgrupaRH é bastante prestigiado pelas empresas da região. Poderia nos explicar como funciona o prêmio, quais são os critérios de avaliação e como as empresas podem participar desse processo?

Gabriela: O primeiro critério para participar do prêmio é ser uma empresa associada à AgrupaRH. E, para isso, basta ter uma área interna de RH e entrar em contato com algum membro da nossa diretoria, que encaminhará o link para o cadastro da empresa. Lembrando que é totalmente gratuita a participação das empresas e profissionais.

O prêmio acontece anualmente e existe um regulamento, onde constam os critérios de avaliação, os prazos para submissão dos projetos e as categorias – que são estabelecidas a partir dos pilares de RH, como ‘Atração e Retenção de Talentos’, ‘Treinamento’, ‘Práticas de Liderança’, ‘Inovações em RH’, entre outras. São dez categorias ao todo. Dentro do prazo de inscrição estabelecido no regulamento, as empresas associadas podem encaminhar seus cases – e isto é feito por meio de uma plataforma, na qual o próprio profissional da empresa cadastra os cases. Cada empresa pode encaminhar quantos cases desejar. A AgrupaRH mantém uma parceria com a Unifaat, mais especificamente com o curso de Recursos humanos da faculdade, e são os professores do curso que avaliam os cases. É importante dizer que quando os professores avaliadores acessam os cases que irão avaliar, eles não têm conhecimento do nome da empresa ou de qualquer profissional responsável pelo case – estas informações são ocultadas para preservar a lisura e imparcialidade do julgamento. Depois, a diretoria recebe as pontuações finais e assim pode definir os vencedores – que só serão revelados no dia da cerimônia de premiação, que é marcada sempre por muita emoção. Esse evento tem se tornado um marco para o setor de RH da nossa região. A premiação deste ano acontecerá

JVN: Quais são as características e competências que as empresas participantes do prêmio da AgrupaRH costumam apresentar? O que diferencia uma empresa vencedora das demais?

Gabriela: Sempre ressaltamos que os RHs precisam ter criatividade, pois não é a empresa que tiver mais aporte financeiro que irá vencer, mas sim a ideia mais inovadora, criativa e que surte resultados na empresa e que acabam chamando mais a atenção dos professores avaliadores.

JVN: Qual é o perfil do público-alvo da AgrupaRH e quem pode se tornar um associado? Além disso, quais são os principais benefícios e atividades oferecidos aos membros da associação?

Gabriela: O público-alvo da AgrupaRH são os profissionais de recursos humanos das empresas, cuja participação é totalmente gratuita. Já os benefícios são vários, tais como o network, troca de ideias e compartilhamento de informações por meio do grupo de whatsapp (sobre vagas abertas, solicitação de indicações, pesquisas rápidas, indicação de fornecedores e prestadores de serviços, benchmarking de benefícios oferecidos, dúvidas sobre legislação entre outras). Os encontros presenciais em que os profissionais podem se atualizar sobre temas relevantes, realizar o networking entre os colegas da área e conhecer fornecedores que patrocinam o evento.

Eu ainda destacaria que os profissionais classificados no Prêmio de Boas Práticas são reconhecidos nas empresas, têm maior visibilidade no mercado, e as empresas vencedoras acabam sendo mais valorizadas e reconhecidas também.

JVN: Como coach de carreira, você auxilia profissionais em seu desenvolvimento pessoal e profissional. Quais são as principais demandas e desafios enfrentados por seus clientes? E quais são as estratégias mais eficazes para alcançar o sucesso na carreira atualmente?

Gabriela: As principais demandas dos meus clientes têm relação com a falta de reconhecimento na empresa em que atuam, ou com a dificuldade em gerir o tempo, ou ainda dificuldade em lidar com pessoas (relacionamento interpessoal). E quando são líderes os desafios mais comuns são a falta de engajamento da sua equipe e a dificuldade na gestão do tempo e definição de prioridades.

Acredito muito que todos precisamos de treinamento e desenvolvimento contínuos. Com base nisso e no que aprendi nos diversos cursos que fiz, eu idealizei o programa ‘Potencialize sua Carreira’, que tem como objetivo ajudar os colaboradores a se tornarem mais reconhecidos nas empresas que atuam, podendo ser promovidos e/ou receber aumentos salarias, utilizando diversas técnicas e ferramentas de Business Coaching, entre diversas outras.

Depois de ser muito procurada e acumular uma lista de espera de interessados, eu idealizei também o ‘Potencialize sua Liderança’ – pelo qual os líderes conseguem aprender técnicas e ferramentas para engajar mais o time. Também passam a entender mais e melhor as pessoas para que estejam alinhadas aos valores da empresa, ao que se espera deles e a realizar uma melhor gestão do tempo. São programas de desenvolvimento com turmas abertas, nos quais o profissional que tem interesse pode realizar a inscrição e participar do programa, que pode ter seis ou oito semanas de duração.

Os resultados dos participantes têm sido incríveis, o que me faz acreditar cada vez mais que esta é a minha missão de vida: contribuir para que as pessoas se tornem melhores – para elas mesmas, para suas empresas, família e para a sociedade.

JVN: Como você enxerga a relação entre o desenvolvimento de pessoas nas empresas e o progresso dos negócios? Quais são as práticas de recursos humanos que podem contribuir de forma significativa para o crescimento sustentável de uma organização?

Gabriela: Acredito que as pessoas são a base do sucesso de qualquer empresa, pois uma empresa é o resultado de pessoas. Precisamos criar ambientes cada vez mais humanos, saudáveis e sustentáveis.

JVN: Além de seu papel profissional, você também é uma palestrante sobre recursos humanos. Poderia nos contar um pouco sobre as temáticas abordadas em suas palestras e como você busca transmitir conhecimento e inspirar seu público?

Gabriela: Gosto muito de estudar, sempre estou participando de eventos, fazendo novos cursos e, afinal, agora em julho completei 20 anos de experiência na área de RH. Sendo assim, em minhas palestras gosto de compartilhar o que aprendi, minhas histórias, o que deu certo e o que deu errado. Tenho a premissa de que as pessoas devem sair das minhas palestras com técnicas e ferramentas, para que os aprendizados sejam aplicáveis no dia a dia e realmente importantes para eles. E o melhor: que saiam dizendo que “valeu a pena ter participado”.

JVN: Qual conselho você daria para empresários, empreendedores e profissionais executivos que desejam progredir em seus negócios e carreiras aqui na região?

Gabriela: Aprenda cada vez mais a se relacionar bem com as pessoas, pois “por trás de um CNPJ existem muitos RGs”. Cuide das pessoas para que elas cuidem da sua empresa e de você. A Gestão Humanizada pode ser trabalhosa, mas os resultados que você colherá através dela podem te surpreender positivamente.

*Gabriela Leite é formada em Administração de Empresas pela PUC, com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas pela FGV, Pós Graduação em Psicologia, Master Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) e PNL pela Actius. É gerente de Gente e Gestão na Dynamic Air, atual presidente da AgrupaRH e coach de carreiras.

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1 comentário

  1. Parabéns Gabriela, você é uma ótima pessoa, sou muito grato a você em estar trabalhando aqui na Dynamic Air, lembro até hoje, você e a íris com o mesmo currículo sendo o meu, agradeço a DEUS, em ter colocado uma gerente, que olha para nós! Juntos somos os melhores! DEUS abençoe grandemente você e sua família! Ass: Raimundo Portaria

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