No Papo de Sábado de hoje conversamos com Cristiane Silva – empresária de Mairiporã e atual Secretária Geral da ADTUR

JVN: Poderia nos contar um pouco sobre sua trajetória profissional até fundar a SSQUARE Soluções Empresariais? Como se preparou e quais foram os principais desafios que enfrentou ao longo do caminho?

Cristiane: Ingressei a carreira profissional de forma acadêmica aos 18 anos, ficando em sala de aula até 2003, quando resolvi fazer nova graduação – Administração de Empresas – e logo entrei no mercado financeiro, saindo em 2013 dos bancos comerciais. Empreendi no varejo de 2013 a 2015, mas o mercado financeiro ainda era o meu forte e minha paixão, voltei então de uma forma bem diferente e desafiadora. A S Square foi idealizada por mim e minha sócia Patrícia Rodrigues, também profissional do mercado financeiro – mais especificamente de consignados, para atender clientes PJ (pessoa jurídica) em suas necessidades com várias soluções. Nossa prioridade era buscar juntos aos bancos e financeiras o produto que seria melhor para o cliente e, consequentemente, multiplicar nossos conhecimentos e troca de experiências também. A cada ano fomos atualizando nossas certificações, já que não são poucas as que o Banco Central exige. Ao longo do caminho veio a pandemia e o setor exigiu muito mais de nós, pelas indefinições que a economia mostrava, mas passamos por essa fase com êxito e felizes por termos apoiado e ajudado muito as empresas naquele cenário caótico.

JVN: Como a SSQUARE Soluções Empresariais se destaca no mercado de consultoria empresarial? Quais serviços vocês oferecem e como isso beneficia os clientes?

Cristiane: Nosso carro chefe são os produtos financeiros. Temos muitas linhas de crédito para nossos clientes e atuamos de forma a primeiro entender a necessidade do cliente, digo, qual linha ele busca para sua empresa, para ajudá-lo a obter boas taxas, prazos alongados, entre outros benefícios.

JVN: Quais são os principais perfis de clientes que procuram a SSQUARE? Existem setores específicos em que a empresa tem se concentrado?

Cristiane: Nosso perfil de clientes são empresas desde o MEI até lucro real. Também atendemos pessoas físicas nas linhas de aquisição de imóveis, veículos entre outros produtos.

JVN: Além de ser sócia da S Square, você também exerce o cargo de Secretária Geral da ADTUR Mairiporã. Poderia explicar para os leitores o que é a ADTUR e qual é o seu papel nessa organização?

Cristiane: A Associação de Desenvolvimento Turístico da Cidade de Mairiporã – ADTUR, é uma entidade civil sem fins lucrativos, que desde 1996 reúne empresas que atuam no setor de Turismo, Lazer e Hospitalidade de forma profissional e sustentável. A ADTUR, forma uma rede qualificada de empresas comprometidas com a qualidade da prestação de serviços. A filantropia também é o que amo fazer – claro que priorizando sempre minha vida pessoal, a família e a S Square. Na ADTUR já atuei como presidente, conselheira e nessa gestão estou com secretária, deixando sempre em ordem toda e qualquer documentação junto a cartórios e bancos, para que estejamos sempre aptos a buscar recursos para os projetos que beneficiem o 3º setor.

JVN: Como você vê o setor de Turismo em Mairiporã atualmente? Quais são os pontos fortes da região em termos de turismo e quais aspectos acredita que podem ser melhorados ou desenvolvidos?

Cristiane: Bem, posso falar pela minha experiência que é de quem sempre atuou pelo 3º setor e, claro, sempre em parceria com a gestão pública – com a qual temos um ótimo relacionamento. Nosso principal papel na ADTUR é servirmos de interlocutores e representantes do trade turístico da cidade. Cremos que somente com a união e apoio de todos – empresários e profissionais da área – podemos prosperar na desafiadora área do Turismo. Fomos chancelados pelo governo do estado em 2018 como Arranjo Produtivo Local (APL) de Eventos. Isso, em grande parte, se deu pela vocação que Mairiporã tem de ser a “cidade do casamento”, como é conhecida, e tendo outras belezas naturais, como montanhas, represa etc. A missão das frentes de turismo é tornar Mairiporã uma estancia turística, mas para isso a cidade passa por algumas melhorias em infraestrutura, saneamento, saúde, entre outras que já são visíveis. Considero Mairiporã o refúgio perfeito e preferido daqueles que procuram por belezas naturais, como a diversificada fauna e flora, nascentes, cachoeiras, riachos de águas cristalinas e a represa Paiva Castro, um dos principais atrativos turísticos naturais do município, com práticas de atividades náuticas. 

JVN: Quais são os benefícios que a ADTUR traz para o setor de turismo em Mairiporã? Como a organização tem trabalhado para promover o desenvolvimento do turismo na região?

Cristiane: Atuamos bastante com a divulgação da cidade, especialmente com visibilidade nas redes sociais, mas também com a produção de materiais institucionais impressos. Outro ponto forte da nossa atuação é a representatividade junto ao governo, o mercado e sociedade do segmento de Turismo, Lazer e Hospitalidade. Promovemos algumas ações e eventos para qualificação e divulgação de conhecimento direcionados às necessidades do trade e que criem oportunidades para melhoria de gestão das empresas e profissionais. Mantemos também uma rede de relacionamento, para que os empreendedores do turismo estejam conectados a diversos prestadores de serviços, com participação de rodadas de negócios, além dos eventos exclusivos com atividades culturais, de lazer e de esportes promovidas pela ADTUR. Por meio de parcerias, a ADTUR viabiliza descontos e promoções, além de preços e condições especiais a diversos tipos de serviços. E temos trabalhado sempre em conjunto com a AMITESP, Circuitos entre Serras e Águas entre outras.

JVN: Em relação ao evento sobre ESG que a ADTUR Mairiporã irá realizar em parceria com o Hotel Unique Garden de Mairiporã no próximo dia 21/06, poderia nos contar um pouco mais sobre o evento e o que o torna especial? Quais são os principais objetivos desse evento?

Cristiane: Eu participei em agosto de 2022 do ESG Day pela StartSe – e de lá pra cá venho idealizando a ação juntamente com a ADTUR (Associação de Desenvolvimento Turístico de Mairiporã), o Instituto Tatiana Siaulys e o Unique Garden. Assim surgiu a ideia da Rota ESG Mairiporã, um evento que reunirá empresários da indústria e de outros segmentos da economia aqui da região com o objetivo principal de sensibilizar esses empresários para a implantação de uma cultura de ESG perante o empresariado do município de Mairiporã como ferramenta de promoção de melhorias da cidade, como destino turístico reverenciado pela APL Eventos. Haverá a apresentação de uma palestra com um grande especialista no tema, que abordará conceitos teóricos do tema abordado, seguido de um debate com os presentes. Também serão apresentados cases de sucesso de empresas localizadas na cidade.

JVN: Além do evento de ESG, existem outros projetos ou iniciativas da ADTUR que você gostaria de destacar? Quais são as principais ações em andamento para impulsionar o turismo local?

Cristiane: A ADTUR, além de realizar alguns eventos próprios, apoia e participa de outros, com a missão de fomentar e alavancar o turismo e o desenvolvimento econômico da cidade. Pela ADTUR também mantemos algumas iniciativas, como o projeto Tampinha Legal e o Selo ADTUR – que é concedido ao associado que atende a todas as qualificações constatadas por uma rígida conferência das determinações exigidas pelas normativas da ADTUR.  O Selo ADTUR garante a qualidade na prestação de serviços ao visitante e turista na cidade.

JVN: Para finalizar, qual é a sua visão de longo prazo para o setor de turismo em Mairiporã? Quais são as suas expectativas e planos para o crescimento e desenvolvimento contínuo dessa indústria na região?

Cristiane: Minha expectativa, digo meu sonho, será ver nosso município entre os mais desejáveis do estado ou do país para destinos turísticos. Novamente, como munícipe, procuro estar presente nas reuniões dos conselhos. Recentemente entrei para o CONCIDADES e procuro atuar da maneira que posso, contribuindo para que os projetos avancem e para que em breve eu possa ver minha cidade se tornando uma estância turística, figurando na lista smart cities (cidades inteligentes).

*Cristiane Silva é formada em Admistração de Empresas e é sócia da S Square Soluções Empresariais. Possui mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, área comercial, tendo construído sua carreira com atuações em instituiçõs financeiras e de consultoria em Home Equity, especificamente mercado de renda variável. Atualmente também exerce o cargo de Secretária Geral na ADTUR Mairiporã.

ADTUR: www.ADTURmairipora.com.br

SSquare: www.ssquare.com.br

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *