Já parou para pensar que existem mais possibilidades de valorizar a sua marca do que sonha nossa vã publicidade? Pois é! E uma forma muito gratificante de engrandecer uma marca é associando-a a causas relevantes, iniciativas nobres, valores que todo mundo (que sonho seria se fosse mesmo todo mundo, mas enfim…) reconhece como essenciais para evolução da vida em sociedade, como…. sim, ela: a cultura!
Toda cidade, talvez todo bairro, tem uma atividade cultural que vale um segundo olhar de quem tem recursos para investir. Seja um grupo de artesãos, seja um coletivo de artistas, seja uma iniciativa soolo de criar uma micro biblioteca no bairro, comos as geladeiras de leitura. Conhecem? São literalmente geladeiras velhas, que não servem mais para cumprir sua função original de utilidade doméstica, e que são recicladas, estilizadas e dispostas em praças públicas e outros espaços de circulação de pessoas, com alguns exemplares de livros, e com recados que incentivam que se “esqueçam” livris ali. E que tam ém se retirem, levem, leiam e devolvam os livros – num exercício de cidadania e verdadeira rede solidária do saber.
Em São Paulo existem muitas iniciativas assim na periferia. Há cerca de três anos o programa Metropolis, da TV Cultura, fez uma matéria sobre isso e foi aí que eu conheci as “geladotecas”. Se você quiser conhecer, o link para o vídeo dessa reportagem está aqui, vale a pena. No início de 2020, eu estava morando na Ilha de Itamaracá-PE, e pude acompanhar de perto o lançamento de uma dessas geladotecas por iniciativa de um coletivo cultural ali dos moradores, liderado por uma ativistas das artes que se tornou minha grande amiga – a poderosa Luci Lunar. Imagine uma inicitiva assim com apoio de uma livraria do bairro, ou da cidade… Quantas pessoas mais poderia alcançar!
Agora, voltando aos grandes centros, é possível apoiar feiras literárias, peças de teatro amador, festivais de música e dança com artistas locais. Tudo isso é possível fazer com investimentos relativamente baixos e com um pouco de estratégia de relacionamento com a imprensa local, ter um alcance considerável, projetando a marca de forma muito positiva – e tudo isso ainda pode ser replicado nas redes, tendo um alcance ainda maior.
Agora, sabe o verdadeiro grande ganho em iniciativas assim? Enriquecimento do repertório cultural das pessoas envolvidas – o que por sua vez gera ganhos de criatividade com aplicações diversas; fortalecimento da cultura de uma região; fortalecimento das tradições culturais de um povo; incentivo às novas gerações para a renovação da cultura. Também promove a integração,a empatia, a sensibilidade, o sentimento de pertencimento e ética em cada pessoa atingida. Além de alimentar todo um mercado em torno da economia Criativa – que só no Brasil movimenta milhões de reais e gera uma infinidade de empregos diretos e indiretos todos os anos.
E aí? Motivos bastantes para procurar um projeto perto de você hoje mesmo? Pense nisso!
Profissional de Relações Públicas pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação organizacional pela ECA-USP, é também jornalista, empresária, palestrante e consultora de empresas com mais de 20 anos de experiência em comunicação interna e relacionamento com a imprensa. Professora universitária por 16 anos nos cursos de Comunicação, Marketing, Administração e Recursos Humanos nas instituições UniFaat, Fecap, Uniso e PUCCampinas.