O marketing tem sido essencial para as empresas ao longo dos anos, mas, quando falamos de inovações realmente transformadoras, ele ainda parece estar dando passos lentos. Muitos profissionais de marketing se concentram em melhorar produtos já existentes, fazer ajustes aqui e ali, mas raramente se arriscam a criar algo completamente<span …

Design de negócios e Inovação de impacto
Com mais de 30 anos de experiência nos ambientes corporativo e acadêmico, Paulo Izumi é um consultor especializado em facilitar a inovação e orientar gestores e empreendedores, utilizando abordagens integradas de inovação e design de negócios. Graduado em Publicidade e Marketing, mestre em Administração e doutor em Negócios Internacionais e Inovação, Paulo combina conhecimento teórico com uma prática diversificada. Seu trabalho abrange criatividade e inovação, design thinking, lean startup, design de serviços, marketing e prototipagem de negócios, além de lecionar e orientar projetos em cursos de graduação e pós-graduação na FATEC, ESPM, ESEG e MBA USP ESALQ.
O relatório “Predictions 2025”, da Ipsos, realizado em 33 países, traz uma visão ampla sobre as macrotendências globais que irão moldar o comportamento de consumo nos próximos anos. Aqui, apresento uma síntese dos principais insights da pesquisa, destacando os desafios, oportunidades e mudanças que impactarão consumidores e empresas. A dualidade<span …
A Inteligência Artificial Generativa (GenAI) tem se destacado como uma tecnologia capaz de transformar processos criativos e estratégicos em diversas áreas. De criar novos produtos a repensar como marcas se conectam com seus clientes, a GenAI, emergiu como um recurso importante para as organizações que buscam se manter competitivas. O<span …
A Geração X ocupa um lugar peculiar na linha do tempo. Cresceram rebobinando fitas cassete e hoje organizam reuniões no Zoom. O ano é 1985. Um adolescente rebobinando fitas cassete, sonhando com uma carreira estável e lendo sobre os “empregos do futuro” enquanto espera pacientemente pela conexão discada do modem.<span …
Nos últimos anos, o conceito de valor nos negócios passou por uma transformação significativa. Em vez de focar exclusivamente na venda de produtos físicos, empresas de diferentes setores estão adotando a Lógica Dominante do Serviço (Service-Dominant Logic – SDL). Este conceito sugere que todo valor é criado por meio de<span …
Em um cenário cada vez mais competitivo, as pequenas e médias empresas (PMEs) enfrentam o desafio de se destacar. Com inovação acelerada e consumidores exigentes, a diferenciação é essencial para sobreviver e crescer. Muitas vezes, essa vantagem não vem de grandes inovações tecnológicas ou campanhas agressivas, mas de algo mais<span …
Você já deve ter percebido que, nos últimos anos, os negócios de impacto social se tornaram um dos eixos de transformação econômica e social. Esses empreendimentos unem lucro e propósito, ao atenderem às demandas do mercado e, ao mesmo tempo, enfrentarem desafios sociais e ambientais. Pensando em quem deseja construir<span …
(Foto de Wilhelm Gunkel na Unsplash) Imagine um chef de cozinha como um verdadeiro artista, criando pratos que não só alimentam, mas também encantam os sentidos. Ele está atento às últimas tendências gastronômicas e escolhe ingredientes com precisão. Esse chef não apenas segue receitas; ele está em sintonia com o<span …