Quinzena estranha de tédio por aqui. Afinal, ficar de molho não é legal, mas minha recuperação está Top!!!

Na última semana do IR aparecem alguns probleminhas, pois por trás de todo CNPJ, cargo, ou profissão existe um CPF. Às vezes pendente de regularização, as vezes suspenso, mas existe. Um bom contador pode te ajudar com isso, mas vamos para outro assunto do momento:

Já ouviu falar em exame de suficiência contábil?

É tipo a prova da OAB dos contadores sabe?!

Mas porque falar desse assunto com empreendedores? Ah meus caros… Algo que parece muito básico vem sendo deixado de lado.


No Brasil, todas as empresas têm obrigatoriedade de apresentar o balanço patrimonial e mais 757 obrigações acessórias, mas com o Decreto 123/06 surgiu a possibilidade de microempresas e empresas de pequeno porte utilizarem um regime tributário simplificado. Trata-se do SIMPLES, que facilita a vida das micro e pequenas empresas além de alguns contadores preguiçosos.

Eu disse que facilita, não desobriga as empresas a manterem seus registros contábeis em ordem, e para se manter em ordem é preciso de disciplina, enviar mensalmente ao seu contador TUDO que está relacionado às finanças do seu negócio, não somente as notas fiscais de compra e venda.

Se você é daqueles que não envia o extrato bancário ao contador, deixa de informar apólices de seguros, consórcios e aquisições de bens, deixa eu te contar um segredo: o seu contador está ganhando no mole!

O seu contador vai trabalhar somente com as informações que tem em mãos. Informar ao fisco tudo faltando e ainda colocar a sua empresa em risco de fiscalização, isso porque o Fisco já possui grande parte dos dados. A informação enviada pelo contador é somente para apurar tudo de maneira correta e você não ser tributado a mais.

Achou que estava arrasando né? Não, não está, está colocando o seu negócio em risco!

Além do risco da Pessoa Jurídica vem o risco na Física, pois tudo o que não foi contabilizado não pode ser transportado para o seu CPF legalmente. Pensa que é só sair comprando terreno, casa, apartamento, carro, jatinho no CPF que o fisco vai cruzar e entender que você tem uma empresa?


Negativo, a distribuição dos lucros e o seu rendimento mensal (afinal você também trabalha na empresa) precisam estar bem esclarecidos nos mínimos detalhes, do contrário, o caixa da pessoa física fica estourado e da margem para a fiscalização, afetando o meio de campo.

Imagina ser taxado em 27,5% na Pessoa Física ao invés de ser taxado em 6% na Pessoa Jurídica, ou até perder o simples nacional e não poder retornar a ele por 2 anos?

É, esses são alguns dos riscos. Bora fazer direito minha gente, o contador adora ver um balanço redondinho.


Trate já de enviar suas receitas, despesas e extratos bancários ao seu contador, só ele poderá te ajudar, e se você pedir um balanço e ele disser que não fez, corra! Esse cara provavelmente é contador só de carteirinha.

Quer ler sobre mais temas?

Deixe suas dúvidas e sugestões aqui nos comentários.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *