Foto: Divulgação
Da Redação. Por: Thiago Santinho. Colaborou: Elaine Lina.
Com nome sugestivo, 4bikers é um espaço com objetivo de acolher os ciclistas e visitantes que passarem pelo local e oferecer diversos serviços
No dia 16 de julho foi inaugurado em Piracaia o Espaço 4bikers, criado para o acolhimento de ciclistas eventuais, profissionais e viajantes. Durante a inauguração, que contou com a presença de um conjunto da cidade, foi oferecido aos cerca de 120 participantes um coquetel. Entre os presentes estiveram o prefeito da cidade, Silvino Cintra; a diretora de Turismo, Vanessa Reanho; o Presidente do Comtur de Piracaia, Rafael Rizzato; a Diretora de Cultura, Márcia Zago e o vereador Thiago Bueno.
José Aly, proprietário do espaço, definiu a inauguração como acolhedora e o espaço como um bom local para a troca de experiências individuais: “Isso é uma coisa muito importante.” O ambiente dispõe de dois vestiários, um masculino e um feminino, ambos completos com duchas para banho e toalhas; há, também, além do serviço de acolhimento, manutenção e lavagem da bicicleta, toda uma ala voltada à alimentação, com gastronomia própria, bebida não alcóolica e produtos locais de Piracaia.
A diretora de Turismo de Piracaia, Vanessa Reanho, esteve na inauguração e afirmou que “A chegada deste empreendimento na cidade é de grande importância para a valorização do ciclismo, que vem crescendo como alternativa mais sustentável de transporte e lazer, além de não prejudicar o meio ambiente”.
De acordo com Aly, os ciclistas receberão mapas com rotas da região e terão a oportunidade de fazer circuitos em torno de represas – de curta, média e longa distâncias, com acompanhamento, o que irá gerar emprego e renda para outras pessoas que queiram se envolver com a atividade: “Esse, também, é um dos principais objetivos”. E além da recepção há também pontos turísticos a serem visitados: “Isso é o que estamos oferecendo nesse primeiro momento”, pontua Aly. Mas o responsável pelo 4bikers também contou que está em planejamento um evento que irá recepcionar e distribuir camisetas para grupos de aventura e de MTB (Mountain Bike Trek) que visitarão Piracaia: “Já estamos fechando dois circuitos com esses grupos e seremos uma base de apoio para esses ciclistas visitantes”.
José Aly enxergou na região uma oportunidade interessante para o cicloturismo, e o empreendimento surgiu para cobrir tal lacuna: durante o período da pandemia, Aly, que tem uma agência de viagem há 38 anos, e sua esposa, Márcia Aly, se mudaram de São Paulo para Piracaia e perceberam uma carência no cicloturismo da cidade ao se depararem constantemente com ciclistas sem rumo, razão por que decidiram desenvolver o projeto: “Percebi a oportunidade de, aliado à minha experiência no turismo, (eu e minha mulher) investir nesse segmento de acolhimento aos ciclistas, como se fosse um ponto de apoio, um pitstop, para que eles tivessem todas as informações possíveis para estar em Piracaia”, afirma.
O espaço – que surge como uma novidade para a região – não se restringe, porém, aos ciclistas. Também pode ser acessado por quaisquer pessoas interessadas nos serviços disponibilizados, como, por exemplo, o restaurante: “A prioridade é o ciclista. Mas o espaço todo está à disposição de quem quiser visitar: há apoios de gastronomia, de pousadas, de passeios e também de quadriciclos que estão disponíveis para quem quiser desfrutar da nossa infraestrutura”, conclui o empresário.
4bikers: Avenida Beira Rio, 85, Jardim Monte Cristo, Piracaia-SP